A opinião do Presidente da Associação Académica sobre o lado positivo da experiência digital no Ensino Superior

Rui Oliveira, Presidente da Associação Académica da UMinho e aluno da Escola de Engenharia, escreve artigo para a plataforma “mais superior”

Sob o mote “Conseguiremos retirar algo positivo desta experiência digital?”, Rui Oliveira revela a sua opinião acerca da transformação digital no Ensino Superior a que temos assistido por conta do novo coronavírus.

No “mais superior”, o aluno da Escola de Engenharia defende um modelo em que, doravante, um vídeo com exposição teórica do conteúdo seria disponibilizado “previamente aos alunos, antes da aula presencial, e serviria como material de suporte à mesma, que se deveria cingir ao debate e à exposição de dúvidas ou à resolução de problemas e casos práticos”. No entanto, Rui expõe falhas e dificuldades que reconhece neste modelo, salientando que “sem as pressões do imediato e com novos argumentos e experiências, teremos condições para iniciar uma necessária e fundamental reforma dos modelos de aprendizagem em Portugal. Assim espero e assim acredito.”

O artigo de opinião completo pode ser consultado em no portal “mais superior”