Aluno da EEUM ganha “Best Abstract Award” no Simpósio de Engenharia Eletrónica e de Computadores

Vinícius Silva, aluno de doutoramento em Engenharia Eletrónica e Computadores, foi distinguido com o prémio de “Best Abstract Award” no âmbito do 4th Doctoral Congress in Engineering no Simpósio de Engenharia Eletrónica e Computadores, que se realizou nos dias 28 e 29 de Junho, no Porto.

Este prémio foi atribuído no contexto do trabalho intitulado “A supervised autonomous approach for robot intervention with children with Autism Spectrum Disorder”, que tem como objetivo promover a interação socio-emocional de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) utilizando uma abordagem híbrida (robô + interface tangível). O sistema adapta o comportamento de um robô humanoide, de forma supervisionada, em função dos comportamentos não verbais de uma criança, possibilitando uma interação mais natural. A validação do sistema é feita através de uma interação triádica (criança, investigador e robô), sendo o robô objeto de atenção partilhada.

Este trabalho resultou da colaboração entre investigadores da Escola de Engenharia da UMinho (Filomena Soares e João Sena Esteves).