Alunos da EEUM reconhecidos pela Fundação Calouste Gulbenkian

Três alunos da Escola de Engenharia da UMinho reconhecidos e premiados com Bolsas do Programa Novos Talentos da Fundação Calouste Gulbenkian, um programa de elite e altamente competitivo que pretende criar uma nova geração de investigadores de sucesso em Inteligência Artificial, Tecnologias Quânticas e Matemática.

Mafalda Alves, aluna do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Física, ramo de Física da Informação, ganhou uma das bolsas do Programa Novos Talentos em Tecnologias Quânticas da Fundação Calouste Gulbenkian, reafirmando a excelência dos alunos da EEUM nesta área, uma vez que nas outras 2 edições deste programa foram premiados com uma bolsa Afonso Rodrigues (2017-18), e Michael Oliveira (2018-19), alunos do mesmo curso, atualmente a prosseguir doutoramento na EEUM.

O projeto da aluna vencedora de uma das bolsas atribuídas nesta edição faz parte da sua dissertação de MIEFis, em “Improving noise resilience of variational quantum eigensolvers via an adaptive ansatz“, estando a ser orientada por Ernesto Galvão no âmbito da colaboração entre a UMinho e o INL.

Já na área de Inteligência Artificial foram dois os alunos vencedores de uma bolsa, João Pedro Correia, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e João Miguel Alves, aluno do Mestrado Integrado de Engenharia Biomédica. Deixamos aqui os seus testemunhos quanto à participação neste programa e expectativas futuras:

João Pedro Correia:

“A área da inteligência artificial sempre me interessou pelo enorme impacto que tem no mundo e pelas fascinantes aplicações que estão a dar forma ao amanhã. Desse modo, desde cedo pude contar com o ISLab do centro ALGORITMI e do Departamento de Informática para que me incentivassem a explorar este domínio, tanto através de cadeiras do curso de Engenharia Informática, como, posteriormente, através de projetos em colaboração.

Quando me foi apresentada a bolsa Novos Talentos em Inteligência Artificial, soube que seria uma oportunidade única para poder aprofundar o meu conhecimento na área. Ter a honra de conduzir pesquisa associado a uma fundação de inegável prestígio como a Fundação Calouste Gulbenkian será um excelente desafio, no qual darei o meu melhor, pois levo comigo tanto a notoriedade do curso de MIEI como a de toda a Escola de Engenharia.”

João Miguel Alves:

“A razão por detrás da minha candidatura no Programa Novos Talentos em Inteligência Artificial reside na paixão insaciável que tenho e que sempre tive por esta área. IA, que se encontra em crescente evolução, assume uma enorme importância nos dias de hoje e, muitas vezes, tomamo-la como garantida. Daí, o objetivo pelo qual me candidatei foi, de facto, o de querer compreender e aprofundar o meu conhecimento sobre este campo da tecnologia e informação, de forma, a entender melhor o mundo à minha volta.”

Estas bolsas vão permitir aos estudantes a investigação e o estudo aprofundado nestas matérias, sob a orientação de tutores, e a participação ativa num conjunto de workshops de formação. A Escola de Engenharia parabeniza estes alunos e deseja-lhes os maiores sucessos!