Alunos da EEUM tornam brinquedos mais inclusivos

Campanha levada a cabo pelos Serviços de Ação Social contou com o apoio do Núcleo de Robótica do DEI

A 11ª edição da Campanha de Recolhe de Brinquedos “Oferece e faz uma criança feliz!” disseminada por grande parte da região minhota, bateu o recorde de brinquedos recolhidos, alcançando 5038 brinquedos, dos quais 60 foram brinquedos eletrónicos, adaptados e entregues a crianças com necessidades especiais.

Os voluntários da iniciativa reconhecem a importância do desenvolvimento das competências técnicas nesta iniciativa, mas é consensual que o objetivo principal é o espírito solidário. Segundo Fernando Ribeiro, Professor Associado com Agregação do Departamento de Eletrónica Industrial e coordenador deste projeto, “a adaptação é relativamente simples, conforme os brinquedos, pois não há duas adaptações iguais. A principal funcionalidade é colocar um interruptor capaz de poder ser usado por uma criança com paralisia cerebral, com o pescoço, o pé ou a mão.”

Os alunos do Mestrado Integrado de Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores foram os principais voluntários para a adaptação dos brinquedos. Pela primeira vez este ano, os alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica juntaram-se ao grupo de trabalho, fazendo a recuperação de brinquedos danificados.

Levada a cabo pelos Serviços de Ação Social da Uminho (SASUM) em cooperação com a Associação Académica da UMinho (AAUM) e com o apoio do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da EEUM e do SalusLive – Centro Terapêutico, a campanha procurou sensibilizar para a doação de brinquedos, não só a crianças com necessidades especiais, mas também a crianças carenciadas.

Este ano, as instituições apoiadas foram a Freterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Guimarães; a Associação Teatro e Construção de Famalicão; a SYnergia; a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa; a Cáritas de Braga e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Barcelos e Amares.