Alunos da Escola de Engenharia apresentam as suas criações de moda

Os estudantes de Design e Marketing de Moda da Escola de Engenharia da Universidade do Minho apresentaram as suas coleções de final de curso no dia 5 de junho, no canal “UModa” do YouTube. Os jovens criativos deram a conhecer as suas visões em cinco coleções inéditas com peças de vestuário, bijuteria, carteiras e chapéus.

O evento anual “UModa” consiste num desfile ao vivo com cerca de 400 pessoas. Esta quinta edição foi diferente, devido às restrições sanitárias. Transitou para o formato online e teve o mundo como público. Como os alunos de licenciatura não puderam prototipar as roupas das suas coleções, por faltarem matérias-primas e fornecedores durante o confinamento, estas foram agora apresentadas a partir das suas ilustrações e dos esboços desenvolvidos, aliando animações em vídeo e uma abordagem centrada nos conceitos.

O tema deste ano, “Soffocation”, focou a poluição existente no mundo, evocando a sensação de asfixia e de clima pesado e sombrio. Os estudantes trazem trabalhos com os subtemas “Êxodo”, aludindo à saída apocalíptica do planeta à procura de oxigénio, “Chernobyl”, um protesto sobre os efeitos da radiação e da mutação, “Poison fog”, sobre os excessos das cidades a desabar nos seus habitantes, “Exitium”, que mostra como as aves vivem a poluição, e “Cheio/vazio”, explorando a forma e o comportamento das coisas perante a ausência do ar.

A iniciativa envolve a licenciatura, os mestrados e o doutoramento desta área da Escola de Engenharia da UMinho e teve a coordenação das professoras Joana Cunha e Inês Amaral. “É uma satisfação perceber a capacidade de adequação e de agilidade dos alunos”, salientam, convidando os cidadãos a conhecerem o projeto no site oficial e nas redes sociais YouTube, Facebook, Instagram e Tik Tok.

Para a estudante de mestrado Renata Kapitanski, as dificuldades na preparação do “UModa” obrigaram a “puxar mais pela criatividade” e “a uma releitura, por vezes poética” dos conceitos. Margarida Marujo, presidente da Associação de Estudantes de Design de Moda da UMinho, concorda que este evento “é um desafio importante” para mostrar os conhecimentos adquiridos e preparar o futuro profissional. O “UModa” realiza-se desde 2016 em Guimarães, tendo passado pelo antigo mercado, pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo Instituto de Design e pelo campus de Azurém.