Dia da Escola de Engenharia

Cerimónia contou com o Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, com o Reitor da UMinho e com o Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros

No dia 13 de dezembro a Escola de Engenharia da Universidade do Minho celebrou o Dia da Escola no auditório nobre, em Azurém, com um programa que teve início às 17h00 e incluiu a palestra “Os engenhos não são virgens, nem os engenheiros inocentes”, apresentada por Maria do Céu Patrão Neves, Professora Catedrática de Filosofia, na área da Ética, na Universidade dos Açores.

Na sua intervenção, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destacou a Escola de Engenharia como instituição de referência na Europa, elogiando a importância dos espaços e acordos colaborativos existentes. Realçando a “necessidade de atualização do ensino de engenharia” em Portugal, Manuel Heitor deixou uma “mensagem de confiança para acelerar o processo da oferta curricular. A Universidade do Minho habituou-nos a uma excelência e hoje estamos certos que essa excelência se deve concretizar, também, como um exemplo na oferta curricular da engenharia”.

O Presidente da Escola de Engenharia, Pedro Arezes, destacou “os primeiros passos” dados com vista à criação de novos cursos em Engenharia Aeroespacial, no mesmo dia em que terminou o primeiro curso breve na área, lecionado pela EEUM em conjunto com o Ceiia e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica. As áreas de inteligência artificial e data science foram também mencionados pelo Presidente da instituição como “áreas emergentes de elevado potencial, e que devemos explorar, apesar de conhecidos receios sobre efeitos e implicações futuras. Temos de abraçar esta temática e desenvolvê-la sem medos nem preconceitos”, disse.

A cerimónia contou, ainda, com as intervenções do Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Seguiu-se um Jantar Comemorativo com todos os membros dos departamentos e centros de investigação da instituição.