Escola de Engenharia Aeroespacial será instalada na antiga Fábrica do Arquinho

No âmbito da visita oficial às exposições da “Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea” que decorre em Guimarães até 25 de Outubro, Domingos Bragança, presidente da autarquia informou o Primeiro-Ministro António Costa que o Município de Guimarães e a Universidade do Minho já estão a trabalhar para instalar, na antiga Fábrica do Arquinho, a Escola de Engenharia Aeroespacial.

Outro projeto é a instalação da Academia de Transformação Digital em Pevidém (S. Jorge de Selho), onde o município também adquiriu uma antiga fábrica têxtil. Domingos Bragança lembrou que se trata de uma zona muito industrializada, mas apontou também que este “projeto de capacitação de talentos” se enquadra numa área geográfica onde se localizam três dos concelhos mais exportadores do país. Já em tempos de pandemia, foi criado, em Guimarães, o Gabinete de Crise e de Transição Económica, liderado por António Cunha, antigo Presidente da EEUM e antigo reitor da UMinho, e existem já diversos projetos colaborativos, revelou o edil vimaranense que acredita num futuro da transição económica “fortemente alicerçado pelo digital e pela indústria 5.0”. Domingos Bragança defende que “a chave do futuro que queremos está nas nossas universidades, nas instituições de investigação e saber”, mas salvaguarda que a tecnologia tem que ser “harmonizada com sustentabilidade ambiental, com valores culturais e com princípios éticos”.