Escola de Engenharia unida no combate ao COVID-19

EEUM produz viseiras e ventiladores e realiza testes de diagnóstico ao novo coronavírus

A Escola de Engenharia, através dos seus centros de investigação, departamentos, corpo docente, alunos e demais trabalhadores, está a apoiar e a desenvolver várias iniciativas de combate ao novo coronavírus. Vários investigadores do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da EEUM estão a colaborar com a Escola de Medicina da UMinho na realização de testes ao COVID-19, enquanto que o DONE Lab – Advanced Manufacturing of Products and Tools em conjunto com empresa Bosch Car Multimedia e com o Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da EEUM, produziram viseiras já distribuídas ao Centro Social de Pedome, ao ACeS do Ave – Famalicão, ao Centro Hospitalar do Médio Ave, em Santo Tirso, e ao Hospital de Braga. Nesta iniciativa, os elementos da equipa contaram com o contributo das empresas Labina, EntreFitas e Pakril e do Grupo Recreativo de Gavião para reunir os materiais necessários.

“Também juntamente com Professor António Cunha, Presidente do DTx, estamos a produzir adaptadores para as Máscara Easybreath da Decathlon para servirem de proteção aos técnicos de saúde e ventilação dos pacientes, que serão distribuídas no Hospital de Braga” revela António Pontes, CEO do DONE Lab e Professor da Escola de Engenharia. O DTx – Digital Transformation CoLab está, simultaneamente, a colaborar com o Ceiia no desenvolvimento de ventiladores profissionais.

Já uma equipa do Departamento de Engenharia Têxtil e do Departamento (DET) de Engenharia de Polímeros (DEP) da EEUM, em colaboração com a Escola de Arquitetura da UMinho encetaram uma cooperação com as empresas Ernesto São Simão, que está a produzir um modelo de estrutura para as viseiras de modo a completar cerca de mil para doação. As empresas Klöckner Pentaplast e Kyaia estão, também, a contribuir para esta iniciativa que se poderá estender no tempo, o que resultará na doação de mais viseiras para além do primeiro lote.

Também uma equipa de docentes, investigadores e alunos do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) e do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), em colaboração com a Escola de Medicina, está a desenvolver protótipos de ventiladores modulares e low cost, em fase de testes, com traqueia e pulmão artificial. Esta iniciativa tem vindo a sensibilizar diferentes entidades da área da saúde que, rapidamente, disponibilizaram equipamentos médicos para o desenvolvimento de um protótipo preliminar experimental. O Departamento de Engenharia Mecânica, num grupo formado por docentes e alumni, tem estado a contribuir com o fabrico de viseiras através de impressão 3D, tendo já sido distribuídas cerca de uma centena a profissionais de saúde de hospitais na zona Norte, tais como o Centro Hospitalar Padre Américo, em Penafiel, e Centro Hospitalar de São João, no Porto.

A Presidência da Escola de Engenharia criou, ainda, a plataforma slack “EEUM COVID19” de forma a facilitar a troca de informação e interajuda entre todos os elementos destes departamentos, centros, interfaces e laboratórios colaborativos que trabalham ativamente nestas iniciativas de criação de dispositivos para ajudar profissionais de saúde e pacientes.