Finalistas da EEUM criam porta-máscaras em cortiça

Paulo Pinheiro e Tiago Azevedo, ambos de 23 anos, são finalistas do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na Universidade do Minho. Entre conversas e mais conversas sobre os projetos dinâmicos que surgiram durante a pandemia, deram por si a elogiar um porta-máscaras feito de plástico.

“Este produto cativou-nos sobretudo pelo lado inovador e utilitário”, começam por contar. O problema, dizem, era mesmo o material de eleição: o plástico. É que os dois amigos cedo descobriram que partilhavam a mesma vontade de mudar o paradigma das indústrias de produção em massa, que “só procuram satisfazer os seus interesses económicos”.

Foi assim que tomaram a decisão de reinventar o processo de produção de um item tão peculiar segundo os seus princípios ambientais e éticos. “Desde cedo identificámos como principal objetivo para desenvolver este produto a capacidade de proporcionar a toda a comunidade uma solução segura e prática para guardar a máscara, feita através de um material ecológico, reciclável e sustentável”, continuam.

Depois de muito pensarem, concluíram que a cortiça era o material que queriam usar, não só por ser sustentável e ecológica, mas também pelas propriedades especiais que lhe dão uma elevada resistência. “E ainda por se tratar de um material tão português”, acrescentam. Seguindo uma filosofia de desperdício zero, lançaram oficialmente a 2 de agosto deste ano o projeto Senteatuaescolha.

No site oficial encontram-se várias opções de porta-máscaras retangulares, do tamanho de um cartão de crédito. Fecham-se dobrando a estrutura ao meio e apertando com o elástico das máscaras, num design que lhes confere um aspeto de porta-moedas clássico de que os homens tanto gostam. Além do modelo Natura, em cortiça natural, há o Sky (azul claro), o Dark Blue (azul escuro) o Black (preto), o Classic (em castanho escuro) e o Tribe, com motivos tribais em verde.

“Apesar de ainda nos encontrarmos numa fase inicial do nosso projeto, consideramos que a experiência tem sido extremamente enriquecedora, sendo o nosso objetivo continuar a aprofundar o gosto e o conhecimento em relação a materiais sustentáveis e amigos do ambiente, com o objetivo de reinventar os objetos de necessidade atuais, compostos por materiais altamente prejudiciais”, indicam.

Além do site, o principal ponto de venda, pode ficar a conhecê-los melhor através da conta oficial de Instagram do projeto Senteatuaescolha.

Fonte: NiT