Inauguração do EIT Digital Braga Satellite

A Universidade do Minho (UMinho) vai acolher, com o apoio do Governo de Portugal, uma estrutura do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT).

O EIT Digital Braga Satellite foi oficialmente inaugurado em Braga, no dia 26 de junho, no gnration, pelo Robot Sawyer do Grupo CAR- Controlo, Automação e Robótica, do Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Na cerimónia estiveram presentes os ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, do Planeamento, Nelson Souza, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A EIT Digital Braga Satellite é o primeiro centro partilhado do EIT a abrir em Portugal e tem como parceiros a UMinho, o DTx – Digital Transformation CoLab, o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o BGI – Building Global Innovators e as empresas WaveCom e Bright Pixel e irá servir todo o país.

São tarefas principais da nova estrutura: o envolvimento de parceiros do sistema científico e da indústria; a procura proativa de oportunidades de inovação colaborativa, com impacto efetivo, por empresas e universidades em Portugal; potenciar atividades em rede entre as comunidades empresariais e académicas em Portugal e o ecossistema EIT Digital, distribuído por toda a Europa. A finalidade é a criação de condições de cooperação mútua e o alinhamento dos programas dos parceiros.