Investigador do HASLab autor do melhor artigo de investigação em 2019 eleito pela AAMI

O artigo “User Interface Software Errors in Medical Devices: Study of US Recall Data”, da autoria de Paolo Masci, à data da sua redação, investigador do HASLab, foi selecionado como melhor artigo de investigação em 2019. Este trabalho focou-se na análise de erros de software na interface do utilizador em dispositivos médicos, e foi distinguido pela Association for the Advancement of Medical Instrumentation (AAMI).

A investigação, desenvolvida em parceria com a Food and Drug Administration (FDA), baseou-se na análise de dados relativos à recolha de dispositivos médicos nos E.U.A., nomeadamente os dados referentes a dispositivos que foram retirados do mercado e alvos de intervenção pelos seus produtores, devido a avarias ou queixas. Os indicadores analisados dizem respeito a aproximadamente 8000 dispositivos retirados do mercado, entre os anos de 2012 e 2015. Este estudo visou compreender o impacto e a natureza dos erros de software na interface do utilizador em dispositivos médicos.

De acordo com esta análise, foram registadas mais de 400 ocorrências provocadas, parcial ou integralmente, por erros de software, o que corresponde a quase metade dos casos relatados no período mencionado acima.

Este estudo visou explorar as principais lacunas em termos de design de sistemas, e que levaram à recolha dos dispositivos, para que fosse criado um sistema de classificação com 20 tipos diferentes de erros. É importante referir que este sistema pode ser utilizado por produtores, consumidores finais e entidades reguladoras, de forma a sensibilizar para os diferentes tipos de erros e o seu impacto na interface do utilizador em dispositivos médicos. Além disso, o sistema permite que os stakeholders analisem e avaliem a qualidade do software instalado nesses dispositivos, através de um método baseado em provas científicas.

O artigo foi aceite e publicado na edição de maio/junho de 2019 da Biomedical Instrumentation & Technology (BI&T), uma revista peer reviewed dedicada à instrumentação médica e a programadores, gestores e utilizadores na área das tecnologias. Esta publicação é promovida pela AAMI, uma organização norte-americana de renome que visa fomentar a implementação de padrões de segurança e utilização adequada de tecnologia na área da saúde.

Paolo Masci reforçou a importância desta nomeação por parte do Conselho Editorial da BI&T: “Este artigo é um importante marco, para mim e para a minha equipa. É um trabalho pioneiro, tendo em conta a sua magnitude e a forma como aborda minuciosamente cada detalhe. Espero que possa servir de base para outras pessoas que pretendam contribuir para a segurança dos nossos sistemas de saúde.”

De salientar o facto de que Paolo Masci, atualmente a desempenhar funções no National Institute of Aerospace (NIA) e no NASA Langley, desenvolveu o seu trabalho em 2018, altura em que trabalhava como investigador pós-doc no Haslab e INESC TEC, no âmbito de uma parceria de longa data entre o Instituto e a FDA.