Investigadores da EEUM estudam armadilhas de lobo na Serra da Peneda

fojoUma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, apoiada pelo Município de Arcos de Valdevez, iniciou o estudo dos fojos do lobo da Serra da Peneda, com o objetivo de conhecer este património vernáculo em pedra seca do Noroeste de Portugal e promover a preservação.

A primeira fase do trabalho de campo decorreu a 16 e 17 de julho de 2020. Este não é o primeiro estudo do género que a equipa realiza nesta área de montanha, pretendendo-se dar seguimento aos bons resultados da campanha de 2014-2016, que se focou nas brandas de Sistelo e no estudo das estruturas pastoris em falsa cúpula.

A equipa de investigação multidisciplinar analisou duas tipologias distintas de fojos, usadas pelas populações locais para gerir a presença do lobo no seu meio. Com uma presença incontornável na paisagem, tanto o fojo da Cabrita (Gondoriz) como o fojo de Seida (Gavieira), ambos no concelho de Arcos de Valdevez, são exemplares de património vernáculo de elevado valor cultural tangível e intangível, sendo exemplos de inegável autenticidade e da identidade das comunidades locais e das suas práticas comunitárias na construção e gestão do território.

fojoOs trabalhos realizados prenderam-se com a recolha de informação morfológica e tipológica das estruturas em estudo e do seu território envolvente, complementadas com análises construtivas e ao seu estado de preservação. Foi ainda recolhida informação digital com vista à construção de modelos virtuais. O estudo destas estruturas permite compreender as estratégias de implantação no território e na relação com as paisagens pastoris da alta montanha arcuense, bem como a elevada flexibilidade da técnica da alvenaria em junta seca, adaptação às condicionantes do território e às características do granito existente, e elevada resiliência das estruturas resultantes.

Serão futuramente desenvolvidos conteúdos em diversos formatos, capazes de contribuir para a divulgação do conhecimento deste tipo de património, promovendo a sua preservação junto da comunidade local e dos diferentes públicos que visitam este território, inserido no Parque Nacional Peneda-Gerês, declarado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

+Info: www.eng.uminho.pt, www.civil.uminho.pt, www.cmav.pt