Investigadores da EEUM vencem menção honrosa nos International Design Awards

Esta foi a primeira participação da Universidade do Minho na competição.

Régis Puppim, Luisa Mendes Arruda, Pedro Negrão de Lima e Patrícia Azambuja são os quatro investigadores da Escola de Engenharia premiados com menção honrosa na 13º edição do International Design Awards (IDA 2019), na categoria Fashion – Textile and Materials.

O projeto tem como principal foco a sustentabilidade nos têxteis e propõe um novo material têxtil feito com resíduos têxteis pré-industrial do Lanifício (fibra de lã), combinado com filamentos flexíveis de impressão 3D recicláveis, de forma a gerar um material feltrado que pode ser usado como têxtil lar, em especial, como painel decorativo.

Esta foi a primeira participação da Universidade do Minho na competição. O projeto decorreu no âmbito das investigações do Programa Doutoral em Engenharia Têxtil de Régis Puppim e Luisa Mendes Arruda, orientados por Ana Cristina Broega e Hélder Carvalho, respetivamente, Professores Auxiliares do Departamento de Engenharia Têxtil.

O IDA é uma competição internacional da área de Design. Esta foi a 13ª edição da competição anual que tem como objetivos reconhecer, celebrar e promover o trabalho visionário de designers de 5 grandes eixos (Architectural Design, Interior Design, Graphic Design, Fashion Design e Product Design), com subcategorias para cada um, possibilitando o descobrimento de novos talentos e a valorização de boas práticas.