Investigadores do CEB descobrem uma nova espécie de fungo que poderá combater doenças em maçãs

Descoberta do fungo, Penicillium tunisiense, resultou de um trabalho com maçãs da Tunísia, em colaboração com a Universidade de El Manar daquele país.

É uma nova espécie de fungo, foi descoberto e descrito pela primeira vez por cientistas do Centro de Engenharia Biológica da UMinho, e pode vir a ser muito útil no controlo biológico e no combate a doenças em maçãs, permitindo evitar o uso de pesticidas e químicos. Chama-se Penicillium tunisiense, porque resulta de um estudo realizado com maçãs de pomares da Tunísia, em parceria com a Universidade de El Manar, daquele país.

Este novo fungo tem a característica particular de não infetar nem apodrecer as maçãs. Assim, a partir de agora, será possível combater, de forma natural, a podridão do bolor azul (Penicillium expansum), uma das doenças mais comuns na fase pós-colheita, responsável por causar grandes prejuízos nos frutos.

Ao contrário do Penicillium expansum, esta nova espécie Penicillium tunisiense além de ter o potencial de combater doenças específicas, não produz patulina, uma micotoxina produzida pelo bolor azul que contamina alimentos, em especial, a maçã.

Esta nova espécie está agora preservada e disponível no catálogo da MUM – Micoteca da Universidade do Minho, podendo vir a ser explorada para combater a podridão do bolor azul. A MUM – Micoteca da Universidade do Minho é uma coleção de culturas de fungos filamentosos sediada no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho desde 1996. Tem como principal missão ser um centro de recursos para a preservação da diversidade fúngica e sua informação, e criar soluções para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar do homem. Com mais de 750 estirpes no catálogo, a MUM tem colaborado de forma decisiva para os avanços na ciência, tendo recentemente conseguido trazer para Portugal a única sede de uma infraestrutura europeia de investigação, a MIRRI – Microbial Resource Research Infrastructure.