Jornadas de Engenharia de Materiais

As IV Jornadas de Materiais da Universidade do Minho, sob o tema “Engenharia verde e sustentável”, decorreram de 25 a 28 de fevereiro, juntando mais de 200 participantes, 30 oradores, 30 entidades e cerca de 15 cursos da UMinho num programa com diversas atividades relacionadas com a temática.

A sessão de abertura contou com a presença do pró-reitor Manuel João Costa, o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João L. Monteiro, o vereador do Ambiente do Município de Braga, Altino Bessa, o líder da Associação Académica da UMinho, Nuno Reis, e o presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais (NEEMAT), Miguel Pinto. Seguiu-se um debate com o mentor do Greenfest, Pedro Norton de Matos, o diretor-geral do Mecwide Group, Carlos Palhares, o presidente da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, e o diretor de inovação do grupo dst, Raul Junqueiro. A tarde incluiu ainda um painel com engenheiros das empresas Continental, Faurecia, Meamstyle e do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

O dia 26 de fevereiro foi marcado pelas intervenções do secretário de Estado adjunto e da Mobilidade, José Mendes, e do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança. O programa reuniu depois engenheiros da DST Solar, Vestas, Toyota, Lipor, CVR, Corticeira Amorim, Fibrenamics e UMinho. Economia circular, a indústria 4.0, as energias renováveis, a reciclagem e reutilização e o papel do ser humano no crescimento económico e social foram os temas em debate. O programa do dia 27 foi dedicado ao desafio ZF, workshops e visitas de estudo às empresas Salvador Caetano, Flight Dynamics e Aptiv. A terminar estas jornadas, no dia 28, decorreu o Workshop “Processamento Industrial de Madeiras” com a Sonae Arauco e os vencedores do Desafio ZF tiveram a oportunidade de visitar as instalações da empresa para conhecerem melhor a sua atividade.