José Esgalhado Valença recebe título de Professor Emérito da Universidade do Minho

Esgalhado ValencaJosé Esgalhado Valença, investigador sénior do Laboratório de Software Confiável (HASLab) e Professor Catedrático Jubilado da Escola de Engenharia da UMinho, recebeu, no dia 23 de junho, o título de Professor Emérito da mesma Instituição.

Conferido pela Universidade do Minho a seus professores já jubilados e aposentados, o título de Professor Emérito distingue os profissionais que se destacaram na sua área de atuação, pela relevância da sua contribuição, e que irão continuar a prestar à Universidade.

José Manuel Valença foi um dos fundadores do HASLab. Promoveu a reformulação do ensino da Informática na Universidade do Minho nomeadamente na criação do curso de Matemática e Ciências da Computação. Foi consultor principal na criação do Cartão de Cidadão e esteve ligado a projetos de segurança para vários ministérios do Governo, como o voto eletrónico, a lei sobre certificação digital, a fiabilidade do sistema financeiro e as eleições ao Parlamento Europeu. Foi representante de Portugal na Infosec WG da constelação de satélites Galileu.

Esta distinção será publicamente atribuída com a entrega de diploma e medalha na cerimónia de comemoração do Dia da Universidade, a decorrer no dia 17 de fevereiro de 2021.