Maria Sameiro Carvalho reeleita diretora do Departamento de Produção e Sistemas

Maria Sameiro Faria Brandão Soares Carvalho foi reeleita diretora do departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, para o biénio 2021/2023. Terá, como diretor adjunto o professor Lino António Antunes Fernandes Costa.

A tomada de posse decorreu online no passado dia 12 de maio e foi presenciada por vários elementos do departamento, bem como os vice-presidentes da Escola de Engenharia, Professor António Vicente e Professora Maribel Santos.

No seu discurso, Maria Sameiro Carvalho agradeceu a todos os que a “tem apoiado nos últimos 2 anos, visto que este momento coincide com o fim do mandato anterior, e a todos com quem conto para a etapa seguinte”. “Queria aqui destacar algumas pessoas que, por estarem envolvidos em cargos de gestão ou porque informalmente se disponibilizaram para colaborar, tiveram um papel muito importante no mandato anterior. Queria também agradecer às direções de curso, que tiveram um papel muito importante, em particular no processo de reestruturação dos cursos e na definição dos novos planos de estudo. Aos coordenadores de grupo disciplinares, que têm sempre um papel muito importante a coordenar os 2 grupos disciplinares (…), ao coordenador Erasmus que têm um papel muito importante na internacionalização do departamento, à equipa de funcionários do DPS, sempre disponíveis e motivados, e à Escola de Engenharia, parceiro importante em alguns dossiers críticos e na difícil gestão de recursos, que são sempre escassos.”, acrescenta.

Relativamente ao novo mandato, a diretora do departamento de Produção e Sistemas começou por agradecer aos professores Lino Costa e Paulo Afonso (deixando a nota que este último não tinha tomado posse no dia uma vez que o regulamento do departamento ainda não prevê a possibilidade de ter dois diretores adjuntos), a disponibilidade “para enfrentarem os desafios que temos pela frente, e eu destacava aqui a entrada em funcionamento dos novos planos de estudo, penso que vai ser um processo que vai exigir um acompanhamento próximo e, portanto, contamos com todos, e com a Escola”. Mencionou ainda a intenção de rever alguns processos internos do departamento, numa perspetiva de melhoria contínua e de modernização do departamento.

Por sua vez, o Presidente da Escola de Engenharia, Professor Pedro Arezes, felicitou a equipa eleita e desejou sucesso para o mandato, referindo “que o sucesso do departamento será o sucesso da Escola, e será também o meu sucesso, como membro do DPS” e agradeceu à anterior diretora-adjunta, professora Paula Ferreira, e felicitou as anteriores direções de curso e comissões diretivas que ao longo dos mandatos anteriores tiveram a seu cargo a gestão dos projetos de ensino do departamento.

O Presidente da Escola de Engenharia manifestou ainda disponibilidade para apoiar e colaborar com a direção do departamento neste novo mandato, nos obstáculos com que se depara atualmente, “mas o meu desafio é pensarmos também noutras oportunidades”.