Melhores estudantes das secundárias trabalham com professores e cientistas da UMinho

EEUM acolheu 27 dos alunos de escolas dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real

Os estudantes com melhores desempenhos académicos de meia centena de escolas secundárias dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real estiveram, de 17 a 19 de dezembro, na Escola de Engenharia a experimentar ser estudantes e investigadores, integrados em equipas internacionais de investigação.

Os 27 estudantes, do 11º e 12º anos foram acolhidos na segunda-feira, dia 17, no Campus de Gualtar, em Braga, pelo pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa. A partir daí, os jovens desenvolveram atividades nas suas áreas de eleição, como microtecnologias, biotecnologias e privacidade e segurança da informação na nuvem, nos vários Centros de Investigação da EEUM.

Reitor na sessão de encerramento

A sessão de encerramento decorreu na quarta-feira, dia 19, no Campus de Gualtar, com a intervenção do reitor Rui Vieira de Castro. Este ano contou a presença dos presidentes das Escolas e dos Institutos da UMinho, dos diretores dos agrupamentos escolares envolvidos na iniciativa e dos pais dos participantes.

O programa “O Melhor Estudante na UMinho” foi concebido como uma abordagem inovadora de aproximar a academia dos mais jovens, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta Universidade. A iniciativa contou com o total de 180 alunos, integrados nas demais Escolas e Institutos da UMinho.