Reeleição da equipa diretiva do CEB

Decorreu no passado dia 28 janeiro, a tomada de posse da equipa diretiva do CEB, com o Professor Eugénio Campos Ferreira como Diretor, e os Professores Miguel Gama e Teresa Tavares como Diretores-Adjuntos, cumprindo mais um mandato.

No seu discurso de agradecimento, Eugénio Campos Ferreira agradeceu a confiança que os investigadores do CEB depositaram na equipa diretiva, e referiu que este será “um mandato de consolidação, apresentamo-nos a estas eleições com um manifesto de intenções que vem na sequência do anterior, acima de tudo reforço e melhoria das condições. Como prioridade temos, de facto, o fito de procurar melhorar/requalificar as nossas condições de espaço para albergar os nossos investigadores, que estão dispersos por 4 instalações, e será a nossa principal missão para este período. Gostaríamos de chegar ao final deste mandato com algo mais palpável, não digo um novo edifício, mas com algo encaminhado…Isto para além de outros objetivos. Dizer também que contamos com a colaboração da Escola como no mandato anterior e que registo com agrado, a disponibilidade da Escola para apoiar institucionalmente e pessoalmente o Centro de Engenharia Biológica.”

Eugénio Campos Ferreira licenciou-se e obteve o grau de doutor em Engenharia Química pela Universidade do Porto, em 1986 e 1995 respetivamente. Iniciou o seu percurso na UMinho como Assistente Convidado em 1991 e é, desde 2010, Professor Catedrático. Desde então é Membro da Comissão Coordenadora do Departamento de Engenharia Biológica e Membro do Conselho Científico da Universidade do Minho.  É, desde 2011, Diretor do Programa Doutoral em Bioengenharia e desde 2017 Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.

Com um conjunto de mais de 300 investigadores e um alargado número de projetos e trabalhos de investigação nas áreas da bioengenharia e biotecnologia industrial, alimentar, ambiental e da saúde, o CEB tem vindo a registar um crescimento sustentado, tendência que deverá manter-se neste novo mandato que agora se inicia.