Reeleição da Equipa Diretiva do Departamento de Informática

No passado dia 19 de março tomou posse a equipa diretiva do Departamento de Informática para o biénio 2019/2020, com Pedro Manuel Rangel Santos Henriques como Diretor de Departamento e  Maria Solange Pires Ferreira Rito Lima como Diretora-Adjunta.

O Departamento de Informática tem por missão a divulgação do conhecimento, fundamental e especializado, nas áreas da ciência e das tecnologias da computação, com particular destaque para a Programação associada à Verificação e Segurança, os Sistemas Inteligentes, os Sistemas Distribuídos e confiáveis, os Sistemas de Computação de Alto-desempenho, a Engenharia de Software e as Comunicações e Redes de Computadores.

Pedro Henriques licenciou-se em 1977 em Engenharia Eletrotécnica/Eletrónica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e obteve em 1993 o grau de Doutor em Ciências da Computação pela Universidade do Minho. Em 2012, realizou as Provas de Agregação na mesma instituição, tendo orientado mais de uma dezena de teses de doutoramento. É investigador no Centro de Investigação ALGORITMI, na área da Ciência da Computação e Tecnologia, e desenvolve a sua atividade também como docente e investigador nas áreas da Compreensão de Programas, Visualização e Animação e na Preparação de Data Mining.

Foi Membro da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial (APPIA) e Presidente do Conselho de Coordenação entre 2006-2007, 2008-2009 e 2010-2011. Foi ainda coordenador de vários projetos de investigação, bem como co-autor de várias publicações em livro. Deu também o seu contributo na publicação de inúmeros artigos científicos em revistas internacionais.