Sala de aprendizagem ativa pioneira no país inaugurada na UMinho

Espaço coloca o estudante como elemento central do processo de aprendizagem

A Universidade do Minho (UMinho) inaugurou no dia 28 de maio uma sala de aprendizagem ativa com tecnologia inovadora. Este novo espaço assume-se como flexível e adaptável às diferentes necessidades de grupos de trabalho e privilegia a aprendizagem pela descoberta, conferindo ao estudante um papel central no processo de ensino. A sala ficará situada no Edifício 2 do campus de Gualtar, em Braga, e foi inaugurada numa cerimónia que contou com a presença do reitor da UMinho e da família de André Cruz de Carvalho, estudante da licenciatura em Engenharia Informática da Escola de Engenharia, falecido na última década e que, assim, será homenageado.

Neste novo espaço os estudantes poderão utilizar os seus dispositivos digitais (smartphones, tablets, portáteis) de forma inovadora. Terão à sua disposição uma tecnologia usada pela primeira vez em Portugal e que lhes permite, em permanência, a partilha do seu dispositivo nos seis écrans da sala disponíveis. O uso dos seus dispositivos aproxima o trabalho em sala de aula das vivências no mundo real permitindo aos estudantes a descoberta, de uma forma mais ativa, de soluções aos problemas e situações colocadas pelos docentes. A disposição espacial e a utilização de componentes tecnológicas inovadoras irão otimizar este processo de aprendizagem que tem como objetivo dotar os estudantes de competências para o futuro, como o raciocínio crítico e a capacidade de gerar questões relevantes para a sociedade.

“Trata-se de um modelo que preconiza uma relação dos estudantes com os conteúdos diferente do que é convencional”, explica Manuel João Costa, pró-reitor da UMinho para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica. “Esta sala privilegia o trabalho de competências importantes para a vida ativa dos estudantes”, complementa o responsável que explica que “o ensino está em mutação e a UMinho está à procura, na sua estrutura de formação, de modelos de aprendizagem inovadores e que dotem os estudantes com competências para o futuro”.

Este novo espaço possui caraterísticas já utilizadas em algumas universidades congéneres na Europa e nos Estados Unidos da América e está dotado com mesas de seis lugares (que potenciam o trabalho em equipa) apoiadas por um monitor onde os estudantes poderão, instantaneamente, partilhar os conteúdos em discussão. As paredes desta sala serão compostas por quadros que possibilitam a partilha de ideias entre os diferentes grupos de trabalho constituídos durante a aula. A sala está disponível para que, mediante marcação, possa ser utilizada por todos os estudantes da UMinho. Algumas dezenas de docentes da UMinho já receberam formação para que possam fazer uma utilização plena deste novo espaço.

A sala, que a UMinho batizou de “Sala André Cruz de Carvalho”, foi financiada pelo pai do alumnus da Escola de Engenharia da UMinho que faleceu na última década e honra, segundo o seu progenitor ”as boas memórias que o filho manifestou em relação à UMinho” e a vontade de deixar uma marca com o seu nome na instituição.