Universidade das Nações Unidas inaugura novas instalações em Couros

Câmara Municipal de Guimarães reabilitou antiga fábrica para centro de investigação dedicado à governação eletrónica.

A Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV) em Guimarães ganhou maior dimensão com a inauguração da reabilitação da antiga fábrica Freitas & Fernandes, na zona de Couros. Esta cerimónia decorreu no dia 24 de Junho, no âmbito das comemorações do “Dia Um de Portugal”, através de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho para posterior cedência à UNU-EGOV.

“Guimarães é uma história feita futuro, temos de cuidar bem da nossa memória para projetarmos o futuro. E o futuro é feito de braço dado com a ciência. A ciência que nos dá o conhecimento necessário para a concretização dos projetos e ideias que definimos e entendemos para uma sociedade melhor e para o bem-estar das pessoas”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, enaltecendo a mais valia para Guimarães ao reforçar as condições para este centro de investigação dedicado à governação eletrónica para todo o mundo.

Instalada em Guimarães há sete anos, esta unidade da UNU-EGOV acolheu cerca de 700 investigadores de mais de seis dezenas de países dos quatro cantos do mundo em trabalho na área da governação digital. Segundo a diretora da Unidade das Nações Unidas de Guimarães, Delfina Soares, “a recuperação deste edifício pela Câmara Municipal de Guimarães revela bem a nobreza de ação e a capacidade de visão daqueles que lideram esta cidade”, reafirmando o grande objetivo da transformação desta unidade num Instituto da Universidade das Nações Unidas.

O reitor da Universidade do Minho destacou a relação entre a autarquia de Guimarães e a instituição de ensino superior como “um quadro único no contexto nacional”, sublinhando as estratégias comuns para a zona de Couros como o segundo Campus da Universidade do Minho em Guimarães. “Importa destacar a convergência a que assistimos entre as duas instituições, num processo complexo como a reabilitação urbana e renovação cultural, no compromisso com o conhecimento e a transformação da nossa sociedade”, salientou Rui Vieira de Castro.

A UNU-EGOV é um centro de investigação dedicado à governação eletrónica. Situada na cidade de Guimarães desde 2014, é a única instituição da ONU em Portugal não sediada em Lisboa. A UNU-EGOV faz parte da Universidade das Nações Unidas, sediada em Tóquio e cuja fundação remonta a 1974. Possui vários Institutos e programas localizados em diversos países. É o ramo académico da ONU e tem como principal objetivo trabalhar com os Estados-Membros na resolução dos problemas da humanidade.

Delfina Soares foi nomeada pelo Reitor da Universidade das Nações Unidas e Subsecretário Geral das Nações Unidas, Dr. David M. Malone, como Chefe da Unidade Operacional de Governação Eletrónica Orientada para as Políticas (UNU-EGOV), com efeitos a partir de 1 de Setembro de 2017.

Está associada à Unidade Operacional desde 2015, quando se juntou como Professora Associada Adjunta. Tem fortes laços com a universidade anfitriã da UNU-EGOV, a Universidade do Minho, onde ocupou vários cargos ao longo dos últimos 18 anos, incluindo como Professora e Assistente no Departamento de Sistemas de Informação e como Investigadora no Centro ALGORITMI, da Escola de Engenharia da UMinho.

Luís Soares Barbosa é o Diretor-Adjunto da UNU-EGOV. É também Professor Catedrático no Departamento de Informática da Escola de Engenharia da UMinho e investigador sénior no High-Assurance Software Laboratory (HASLab INESC TEC).

Fonte: CMG