Workshop Fujitsu Digital Annealer na EEUM

Coorganizado pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho e o Laboratório de Software Confiável (HASLab), o workshop teve lugar no Campus de Gualtar, no passado dia 26 de fevereiro.

Com o foco na computação quântica, este workshop permitiu apresentar a Digital Annealer, uma plataforma da Fujitsu com uma arquitetura capaz de, instantaneamente, solucionar problemas de otimização combinatória em larga escala, isto é, operações que demorariam anos, demoram com esta tecnologia apenas segundos.

Em concreto, esta tecnologia pode ser crucial em vários cenários de resolução de problemas combinatórios com aplicações do mundo real, como a comparação de semelhanças moleculares para o desenvolvimento de novos medicamentos, ou até a otimização de portfólios de investimento.

Com a participação de cerca de 30 pessoas, este evento contou com a intervenção de Nuno Leonardo, Datacenter Business Development Manager da Fujitsu, Pierre Lagier, CTO da Fujitsu Systems Europe, Pedro Macachado, Tech Lead de DBS da Fujitsu e, ainda, José João Pereira, Lead Data Scientist da mesma empresa.