Objetivos
- Sensibilizar a comunidade estudantil da UMinho para as questões de género e as suas interconexões com as dimensões de Igualdade, Diversidade e Inclusão (EDI)
- Promover a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências em igualdade de género inclusiva junto dos estudantes do 1.º ano, preparando-os para contextos académicos e profissionais mais inclusivos, justos e inovadores.
Objetivos de Aprendizagem
No final desta sessão, as/os estudantes participantes serão capazes de:
- Compreender e reconhecer desequilíbrios de género resultantes dos papéis socialmente atribuídos a mulheres e homens e o modo como estes condicionam percursos, oportunidades e expectativas, no contexto da Academia;
- Identificar e aplicar conceitos-chave relacionados com género, igualdade, diversidade e inclusão (EDI), compreendendo as suas interligações;
- Refletir criticamente sobre o seu papel individual e coletivo na construção de ambientes inclusivos, justos e equitativos, promovendo a responsabilidade partilhada;
- Adotar comportamentos e práticas promotoras da igualdade de género inclusiva, contribuindo para a criação de um clima organizacional seguro, acolhedor, diverso e saudável, livre de estereótipos e discriminação.
Programa sucinto:
- Boas-vindas e Quebra-gelo
- Compreender a Igualdade de Género
- Importância Crescente
- Definições e Conceitos-chave
- Breve discussão sobre a importância da Igualdade de Género Inclusiva (foco nos contextos educativos e no impacto mais alargado na sociedade)
- Explorar o Viés (In)Consciente de Género
- Conhecer e Reconhecer o Viés (In)Consciente de Género
- Identificar e refletir sobre os seus próprios vieses
- Algumas estratégias para mitigar o viés (in)consciente
- A Igualdade de Género Inclusiva na Academia
- Temáticas, Cenários e Discussão Orientada
Q&A e Reflexão sobre a aprendizagem