Centro Cultural Vila Flor foi palco da Smart City 360° Summit 2018

Sessão de abertura contou com as presenças do Secretário de Estado, José Mendes, da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves e do Vereador da Câmara Municipal, Ricardo Costa.

A IV edição da Smart City 360° Summit 2018, organizada pelo Município de Guimarães, Universidade do Minho e a DigitalSign, teve lugar no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, entre os dias 21 e 23 de novembro. Smart City 360° Summit 2018 é um evento internacional dedicado ao tema das smart cities e juntou todos os intervenientes envolvidos (municípios, académicos e privados) num único evento multifacetado, incluindo conferências científicas, um dia dedicado às vertentes de negócio, governo e tecnologias em geral, e ainda um dia dedicado à inovação, essencialmente preenchido com demonstrações e discussão de casos de estudo.

A sessão de abertura realizou-se no dia 22, sob o tema “Negócios, Governo e Tecnologia” com a participação de Ricardo Costa, Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Cruz, Pró-reitor da Universidade do Minho, Imrich Chlamtac, Presidente da European Alliance for Innovation e Henrique Santos, General Chair.

Seguiram-se as intervenções de Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal e de José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, que centrou as atenções na área da mobilidade, referindo que “há um objetivo incontornável que é descarbonizar e passar para transportes que gerem menos emissões de poluição”. José Mendes referiu, ainda, “no orçamento de Estado de 2019 está contemplado ainda o apoio a bicicletas elétricas”, garantindo que o Governo e continuará a desenvolver políticas neste sentido.

Esta IV edição Internacional garantiu uma combinação única de talento técnico, pesquisadores, melhores empresas/soluções no sector, bem como funcionários e organizações públicas para estabelecer pontes de colaboração nas áreas de conectividade urbana inteligente, governança, sustentabilidade, saúde e mobilidade nas cidades do Século XXI.