Docentes da EEUM aprofundam cooperação com Zhuhai Institute of Science and Technology

No dia 10 de maio, os professores da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro e Adriano Tavares visitaram o Zhuhai Institute of Science and Technology, em Singapura – China, juntamente com outra delegação de universidade italiana. Esta visita teve como objetivo aprofundar a cooperação inter-escolas e continuar a promover uma nova ronda de cooperação entre a escola e as universidades de Itália e Portugal nos domínios da investigação científica conjunta, do intercâmbio de professores e alunos e da formação doutoral.

Na manhã de 10 de maio, Liu Ming, Presidente da Universidade, reuniu-se com as delegações visitantes. O Vice-Presidente Cheng Chunmei, o Diretor da Escola de Informática Liang Yanchun, o Diretor do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional Dong Yan, o Vice-Decano da Escola de Informática Li Dalin e o Diretor Adjunto do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional Li Zi participaram na reunião, para dar as boas-vindas à visita das delegações das duas universidades.

Liu Ming salientou que a inovação científica e tecnológica é um motor importante para o desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e referiu que espera que, nesta oportunidade de desenvolvimento, a Zhuhai Institute of Science and Technology, a Universidade de Trento, em Itália, e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal, possam aproveitar plenamente a boa base de cooperação no domínio das ciências informáticas, aprofundar ainda mais os intercâmbios e a cooperação inter-escolas, alargar a amplitude da cooperação e alcançar benefícios mútuos e resultados vantajosos para todos. O professor João Monteiro referiu então que a Escola de Engenharia da Universidade do Minho e a Zhuhai Institute of Science and Technology têm uma amizade cooperativa estável e de longo prazo, e espera aprofundar o intercâmbio de professores e estudantes, a investigação científica e outros aspetos das duas universidades na nova ronda de cooperação, e continuar a explorar mais oportunidades de desenvolvimento em colaboração.

Durante a reunião, todas as partes manifestaram igualmente a esperança de que esta visita possa ser utilizada como uma oportunidade para explorar a criação de um mecanismo de cooperação tripartida com base na partilha de recursos e na complementaridade das vantagens mútuas.

Na tarde de 10 de maio, o Zhuhai Institute of Science and Technology realizou um simpósio sobre projetos de cooperação com os representantes da Universidade de Trento, em Itália, e da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal.

No início da reunião, Cheng Chunmei apresentou brevemente os projetos entre o Zhuhai Institute of Science and Technology e a Universidade de Trento, em Itália, e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal, e manifestou a esperança de que todas as partes participantes na reunião pudessem aproveitar ao máximo este debate para reforçar os intercâmbios de docentes e promover a cooperação prática.

Na reunião, a Escola de Informática do Zhuhai Institute of Science and Technology, o Gabinete de Pessoal, o Gabinete de Assuntos Académicos, o Gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional e os representantes das duas Universidades debateram pormenorizadamente os detalhes do projeto de cooperação, tais como a definição do currículo, a atribuição de créditos, o envio de estudantes e a formação de professores, tendo chegado a uma série de acordos.

No dia 12 de maio, as delegações visitantes, acompanhadas por Liang Yanchun, Reitor da Escola de Informática, Zhao Chengguo, Diretor do Gabinete de Investigação, Li Dalin, Vice-Reitor da Escola de Informática, e Li Zi, Diretor Adjunto do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional, visitaram a Zhuhai Maike Intelligent Technology Co. Miao Keliang, presidente da Zhuhai Maike Intelligent Technology Co., Ltd., recebeu calorosamente as delegações e, de seguida, as duas partes debateram questões relacionadas com a cooperação indústria-universidade-investigação.

O Zhuhai Institute of Science and Technology estabeleceu uma cooperação com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal, e a Universidade de Trento, em Itália, em 2016 e 2018, respetivamente. Durante este período, este Instituto e as duas universidades trocaram visitas muitas vezes, formaram uma relação de cooperação estreita e pragmática, estabeleceram uma amizade cooperativa boa e estável, e alcançaram resultados de cooperação notáveis nos domínios da cooperação em matéria de investigação científica e da formação de doutoramento.

A visita das delegações da Universidade de Trento, de Itália, e da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, de Portugal, não só aprofundou ainda mais a relação de cooperação inter-escolas, como também estabeleceu uma boa base para uma nova ronda de cooperação com o Zhuhai Institute of Science and Technology. AO Instituto continuará a trabalhar com as duas universidades para promover eficazmente a cooperação nos domínios da investigação científica, do intercâmbio de professores e alunos, da formação doutoral, etc., e contribuir ativamente para o desenvolvimento de alta qualidade do Instituto.