EEUM faz escape room para Engenheiras Por Um Dia

Decorreu no passado dia 22 de maio, no Centro Cultural de Viana do Castelo, e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, mais uma edição do STEM LABS: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia, que contou nesta edição com a participação do 2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, do Departamento de Engenharia Têxtil e do Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho.

A EEUM esteve presente com um desafio de “escape room” que desafiou os participantes a realizar atividades que simularam um “Hospital de Campanha no Espaço”, divididas em diferentes “serviços” que contavam com atividades como: “Tecnologia vestível” – prova de esforço, com um fato de atleta de alta competição que possui um circuito de sensores que permitem a medição em tempo real o batimento cardíaco; “Interfaces tácteis”- constituída apenas por elementos têxteis, que funcionava como input para um computador, simulando a recolha de amostras de materiais extremamente sensíveis; “Câmara de medicação da temperatura corporal” e “Materiais Têxteis” que mudavam de cor com o aumento da temperatura externa.

Foi uma atividade extremamente prática e competitiva que esperamos que tenha gerado uma curiosidade extra para a área de Engenharia têxtil, em especial em têxteis não convencionais. Participaram mais de 200 alunos vindos maioritariamente da zona norte do país, nomeadamente dos distritos de Braga, Aveiro, Porto, Viseu, e Viana do Castelo.

A atividade foi organizada pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e o Programa Engenheiras Por Um Dia.

O programa “Engenheiras Por Um Dia” promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos.