EEUM mostra Inovação e Empreendedorismo na Semana da Economia e Talento

4ª edição teve lugar no Altice Fórum Braga, entre os dias 3 e 7 de junho

A 4ª Semana da Economia abordou este ano o tema central da “Economia e o Talento”.  Ao longo da semana várias iniciativas divulgaram as diversas dinâmicas sectoriais de Braga, pelas quais a cidade é reconhecida:  BRAGA É TURISMO, É COMÉRCIO, É SERVIÇOS; É INDÚSTRIA; É INOVAÇÃO e É EMPREENDEDORISMO.

Foi com o foco nas dinâmicas da Indústria, Inovação e Empreendedorismo que a EEUM marcou presença na mostra empresarial nos dias 6 e 7, divulgando também a oferta formativa num stand que partilhou com a Bekoffee, uma spin-off que faz o aproveitamento das borras de café para produzir peças decorativas, numa clara resposta aos desafios da economia circular e da responsabilidade social das empresas; e com a IOTech, uma empresa do alumnus da EEUM Filipe Portela, de desenvolvimento de aplicações web/mobile.

A EEUM teve ainda oportunidade de divulgar em palco alguns projetos de investigação, nomeadamente, “O Caso de Sucesso da Celulose Bacteriana”, por Fernando Dourado, do Centro de Engenharia Biológica; “Inteligência Artificial: O Presente e o Futuro”, por José Machado, do Centro ALGORITMI; e o Projeto “HeritageCare”, por Maria Giovanna Masciotta, do ISISE.

Também a EPIC – Júnior Empresa da Escola de Engenharia da UMinho trouxe ao palco “O Movimento Júnior em Portugal – Vantagens e Desafios”, por André Silva; Hector Nunes falou de “Empreendedorismo sustentável: BeKoffee, compósitos com borras de café” e Filipe Portela, da IOTECH, expôs “Da Universidade do Minho ao Paradigma IO – A construção de uma visão inovadora e empreendedora para a sociedade”.

Durante a Mostra Empresarial, a EEUM teve ainda oportunidade de esclarecer dúvidas de alunos de Escolas Secundárias e Profissionais, e apresentar a oferta formativa (1º, 2º e 3º ciclo) a muitos outros visitantes que passaram no stand da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.