fbpx

EEUM presente na inauguração das novas instalações do PIEP

No dia 27 junho, o Presidente da Escola de Engenharia, Professor Pedro Arezes esteve na inauguração das novas instalações do polo do PIEP – Innovation in Polymer Engineering no CIC (Centro de Inovação de Cerveira), em representação da Escola de Engenharia. Pedro Arezes destacou, entre outras coisas, na cerimónia de abertura do evento a importância deste polo para alargar a todo o Minho o impacto transformador da UMinho e das suas participadas e deixou votos de muito sucesso ao PIEP.

O novo polo do PIEP no Centro de Inovação de Cerveira aposta no desenvolvimento de materiais avançados, economia circular e soluções tecnológicas para a indústria regional e transfronteiriça, consolidando uma aposta estratégica no reforço da inovação industrial no Noroeste Peninsular.

Esta nova infraestrutura aproxima o PIEP das dinâmicas produtivas do Alto Minho e do ecossistema empresarial da Galiza, potenciando sinergias transfronteiriças e promovendo a modernização das indústrias regionais.

Centro de tecnologia e inovação nacional e interface da Universidade do Minho, o PIEP é especializado em materiais poliméricos e compósitos avançados, processos de transformação e reciclagem, engenharia de produto e soluções sustentáveis aplicadas a setores como a mobilidade, energia, construção, saúde, eletrónica e aeronáutica. Com capacidade para apoiar empresas ao longo de todo o ciclo de inovação, desde o design à prototipagem e validação de produto, assim como na formação avançada de recursos humanos, o PIEP afirma-se como parceiro estratégico da indústria.

A instalação em Vila Nova de Cerveira beneficia de uma base industrial relevante, com destaque para os setores naval, automóvel, de plásticos e moldes, onde a utilização de compósitos e materiais inteligentes e sustentáveis é crescente. O novo polo permitirá apoiar estas indústrias no desenvolvimento de materiais avançados, otimização de processos com recurso a inteligência artificial e integração de soluções inteligentes, eficientes e sustentáveis.

Localizado a menos de 30 quilómetros de importantes polos industriais portugueses e galegos, a nova unidade do PIEP está posicionada para estimular a inovação colaborativa no seio da euro-região Galiza–Norte de Portugal. A proximidade a clusters como o automóvel e o aeroespacial, centrados em Vigo e Porriño, abre caminho a novas oportunidades de cooperação técnica e científica.

O PIEP traz também consigo um sólido historial de colaboração transfronteiriça, tendo participado em diversos projetos no âmbito do programa POCTEP, como o NaturPlas, o ValorNature e encontra-se a dinamizar o projeto GreenHub, centrado na economia circular da euro-região Galiza–Norte de Portugal.

Além da transferência direta de conhecimento e de tecnologias para as PME, a presença do PIEP em Cerveira poderá impulsionar o surgimento de novas startups e spin-offs tecnológicas, dinamizando o ecossistema empreendedor da região.

Com este novo polo, o PIEP reforça o seu papel na transição digital, ecológica e industrial do Noroeste Peninsular, afirmando Vila Nova de Cerveira como centro de referência na inovação em materiais avançados e tecnologias para a indústria.

Reportagem AltoMinho TV: https://www.youtube.com/watch?v=XXYy0Iq4Eak