João Gaspar Cunha, estudante de doutoramento do Programa Doutoral em Engenharia Eletrónica e de Computadores, é finalista na Competição NeuroDesign EXPO & Competition, da IEEE RO-MAN 2025, que decorreu em Eindhoven.
Esta competição pretende encontrar os melhores projetos que exemplifiquem os princípios de inovação do NeuroDesign para identificar, inventar e implementar as tecnologias HRI desenvolvidas, que possam fornecer uma orientação prática para rapidamente levar a pesquisa do laboratório de Interação Humano-Robô a resolver os problemas do mundo real.
O trabalho que conduziu João Gaspar Cunha à final desta competição, e que está a votos com outros, intitula-se “The Neuroevolution of Collaborative Decision-Making in Robotic Assistants”, e teve supervisão de Estela Bicho (EEUM), Raymond Cujpers, Wolfram Erlhagen.
O trabalho incide na questão de como os robôs podem aprender a colaborar naturalmente com os humanos, explorando como os princípios da Neuroevolução e da Teoria Dinâmica de Campos podem dar origem a um controlo adaptativo e interpretável em assistentes robóticos. Ao desenvolver as arquiteturas neurais que governam a perceção, a memória e a tomada de decisões, o nosso sistema permite que os robôs aprendam quando ajudar e quando agir de forma independente em tarefas partilhadas. Num cenário de embalagem humano-robô, os controladores evoluídos exibem colaboração emergente, complementaridade e auto-organização, sem ajuste manual. Este trabalho propõe uma nova geração de parceiros robóticos neuroadaptativos evoluídos, capazes de uma colaboração fluida e semelhante à humana, moldada pelos princípios do cérebro.
Vídeo do Projeto aqui
Conheça todos os projetos finalistas e vote em: https://www.neurodesign-hri.ws/2025#final_round_2025