Eugénio Campos Ferreira toma posse como vice-reitor da UMinho

Eugénio Campos Ferreira, professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tomou posse como vice-reitor para a Investigação e Inovação. A cerimónia decorreu no dia 11 no Salão Nobre do Largo do Paço, em Braga.

Eugénio Campos Ferreira nasceu em 1962, em Esposende. Licenciou-se e doutorou-se em Engenharia Química pela Universidade do Porto. Fez ainda trabalhos de doutoramento na Universidade Católica da Lovaina (Bélgica), de pós-doutoramento na Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha) e de sabática na Universidade da Califórnia em San Diego (EUA). Ingressou na UMinho em 1991, na qual é professor catedrático do Departamento de Engenharia Biológica (DEB), diretor do Centro de Engenharia Biológica (onde lidera o grupo de investigação Biosystems – Engenharia de Bioprocessos e Computação em Biossistemas), além de membro do Conselho Geral e diretor do doutoramento em Bioengenharia no âmbito do Programa MIT Portugal. Na UMinho foi também vice-presidente da Escola de Engenharia com o pelouro da Investigação, diretor-adjunto do DEB e diretor de vários cursos.

É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e delegado nacional no Comité Técnico em Biossistemas e Bioprocessos da Federação Internacional de Controlo Automático. Coordena também o painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Bioengenharia e Biotecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e é avaliador habitual da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, da Agência Nacional de Inovação, da European Science Foundation e da Comissão Europeia. Foi ainda presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e diretor editorial da revista “Engenharia Química”. Atualmente faz parte do quadro editorial das revistas “Frontiers in Biotechnology and Bioengineering”, “Frontiers in Chemical Engineering”, “BioMed Research International”, “Brazilian Journal of Chemical Engineering”, “Chemical Product and Process Modeling” e “Environmental Engineering and Management Journal”. Orientou 14 teses de doutoramento e é autor/editor de dez livros, além de 190 artigos e capítulos de livros e 330 artigos e comunicações em congressos.

He is an advisory member of the Order of Engineers and a national delegate to the Biosystems and Bioprocesses Technical Committee of the International Federation for Automatic Control. He also coordinates the Bioengineering and Biotechnology PhD Scholarship Scoreboard of the Foundation for Science and Technology and is a regular evaluator of the Higher Education Evaluation and Accreditation Agency, the National Innovation Agency, the European Science Foundation and the European Commission. . He was also president of the National Council of the College of Chemical and Biological Engineering, secretary general of the Portuguese Biotechnology Society and editorial director of the magazine “Chemical Engineering”. He is currently on the editorial board of the magazines “Frontiers in Biotechnology and Bioengineering”, “Frontiers in Chemical Engineering”, “BioMed Research International”, “Brazilian Journal of Chemical Engineering”, “Chemical Product and Process Modeling” and “Environmental Engineering and Management” Journal. ”He has directed 14 doctoral theses and is the author / editor of ten books, as well as 190 articles and book chapters and 330 papers and congress papers.