Guimarães Rodrigues homenageado no 46º aniversário da AAUM

No passado dia 19 dezembro, a Associação Académica da Universidade do Minho homenageou, na sessão do seu 46.º aniversário, o Professor Emérito da Escola de Engenharia, António Guimarães Rodrigues, falecido a 5 de novembro.

Um vídeo de vários minutos mostrou a importância do antigo reitor e presidente da EEUM para a família, antigos estudantes e colegas.

Para a presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, António Guimarães Rodrigues era “alguém muito especial”. “Sentimos que a minha geração já não conheceu muito bem quem foi o professor Guimarães Rodrigues e quisemos celebrar, homenagear e dar a conhecer”, explicou a estudante.

“O professor António Guimarães Rodrigues foi, na melhor academia do país, um reitor único e irrepetível”. As palavras são de Pedro Soares, o último presidente da AAUMinho a lidar com Guimarães Rodrigues enquanto reitor e foram muitas as memórias que quis partilhar.

“Na sua relação com os estudantes e a AAUMinho, o professor sempre reconheceu o papel desta, tendo afirmado publicamente, por inúmeras vezes, que a Associação Académica é um parceiro fundamental da Universidade”, acrescentou.

No discurso onde recuperou as palavras que lhe dedicou no seu último discurso enquanto presidente da Associação Académica, altura em que foi atribuído a Guimarães Rodrigues o título de sócio honorário da AAUMinho, Pedro Soares frisou que foi na “assembleia estatutária presidida pelo professor, que os estatutos passaram a reconhecer, pela primeira vez, em 2008, a Associação Académica como a legítima representante dos estudantes”. “Nunca descurou os estudantes, entendia que são a razão fundamental de existir de uma Universidade e a sua presença forte faria com que a Universidade fosse melhor.

O Presidente da Escola de Engenharia, Professor Pedro Arezes havia já anunciado a atribuição do nome de António Guimarães Rodrigues ao “Prémio de Publicação Científica EEUM”. No comunicado dirigido a toda a comunidade académica no passado dia 14 de novembro, pode ler-se: “Como forma de prestar uma singela homenagem ao Prof. António Guimarães Rodrigues que foi, entre múltiplos outros cargos institucionais, Vice-Presidente da Escola nos anos de 1995 e 1996 e Presidente da Escola nos biénios de 1997-1999 e 1999-2000, a Presidência da Escola decidiu atribuir o seu nome a um dos prémios de mérito que a Escola anualmente concede aos membros da sua comunidade. Assim, e por decisão da equipa da Presidência, o “Prémio de Publicação Científica EEUM” passará a designar-se formalmente por “Prémio de Publicação Científica António Guimarães Rodrigues“.

Em 2024, por altura da entrega deste prémio, relembraremos esta mesma homenagem e destacaremos, simbolicamente, o assinalável contributo do Prof. António Guimarães Rodrigues para a construção e desenvolvimento da Escola de Engenharia e da Universidade do Minho.”

Ouça as declarações de Pedro Soares, e Margarida Isaías, antigo presidente e atual presidente da AAUM respetivamente, no âmbito desta homenagem aqui.

Video de homenagem a António Guimarães Rodrigues pela AAUM