fbpx

Keep Solutions desenvolve plataforma da Secretaria-Geral da Educação e Ciência

A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) disponibiliza desde março de 2022 a solução informática Plataforma@LOGON, que desmaterializa todas as etapas de interface institucional entre a SGEC a as instituições das áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação, ligadas à gestão arquivística e pedidos de apoio técnico nas áreas bibliográficas e museológicas. O desenvolvimento desta plataforma coube à Keep Solutions, spin-off tecnológica da UMinho, como resultado de um projeto apresentado ao SAMA, no âmbito das medidas de capacitação da administração pública e do SIMPLEX +.

Segundo o diretor de Serviços de Documentação e de Arquivo da SGEC, Miguel Infante, “com a efetivação da Plataforma@LOGON por parte da Keep Solutions, todas as interações a estabelecer concernentes a um simples pedido de apoio técnico, ou de reprodução documental, ou a procedimentos mais complexos, como pedido de eliminação de documentação, pedidos de transferência de documentação, ou pedidos de propostas de processos de negócio a incluir na Lista Consolidada no âmbito da MEF, passam a ter formulários e procedimentos completamente desmaterializados e enquadrados na política de qualidade da SGEC e na política nacional de arquivos desenvolvida pela DGLAB” (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas). A plataforma oferece uma interconetividade com a plataforma CLAV da DGLAB.

Além do aspeto informático, o projeto permitiu desenvolver vários instrumentos de gestão fundamentais como a atualização do Plano de Classificação Comum para a Educação e a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; a realização de uma proposta de portaria de avaliação comum às duas áreas governativas e a elaboração de um Relatório de Avaliação de Massas Documentais Acumuladas para o Ensino Básico e Secundário, instrumentos a submeter para aprovação do órgão coordenador da política arquivística nacional.

Conheça melhor o trabalho da Keep Solutions aqui.