Novo mestrado da EEUM reúne 6 academias e será lecionado em 4 idiomas

A Universidade do Minho vai abrir no próximo ano letivo, em parceria com universidades da eurorregião, o doutoramento em Matemática e Aplicações, o mestrado em Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais e o mestrado em Desafios das Cidades, este último sob a coordenação de Luís Bragança, docente da Escola de Engenharia. A primeira fase de candidaturas está prevista de 1 a 24 de julho e a segunda fase de 29 de agosto a 15 de setembro.

Os cursos resultam do projeto “UNISF – Universidade Sem Fronteiras”, que alia as universidades do Minho (coordenadora), Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo, a par da Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais (FCEER). O investimento total ronda 1.99 milhões de euros, dos quais 1.49 milhões advêm dos programas comunitários Interreg, POCTEP e FEDER. Os cursos são considerados inovadores pela sua componente cooperativa, transfronteiriça e multidisciplinar, podendo abrir a porta a outras formações e até motivar universidades terceiras a replicarem este modelo pioneiro.

O mestrado em Desafios das Cidades junta igualmente as seis academias e é lecionado em quatro idiomas. Tem regime b-learning e três semestres: um para aulas, um para estágio institucional/empresarial e um para a dissertação. Há 36 vagas distribuídas pelas seis academias, 6 das quais na UMinho. Os participantes vão adquirir know-how em seis domínios (património construído, ambiente, ciências sociais e educacionais, tecnologias de informação, governança, economia), suportando ações ligadas à construção de cidades sustentáveis, inteligentes, eficientes, resilientes e inclusivas.

Mais informações podem ser consultadas em  www.universidadesemfronteiras.eu