Programa Melhor Estudante aproxima 350 alunos da EEUM

Os melhores estudantes das secundárias estiveram, entre os dias 16 e 18 de dezembro, em contacto com a equipa presidencial e investigadores da EEUM.

A iniciativa, designada “O Melhor Estudante na UMinho”, apresentou num modelo online a oferta formativa da UMinho e evidenciou a investigação que se faz nesta academia, da qual poderão vir a tomar parte.

Os 350 participantes são provenientes de 50 estabelecimentos de ensino dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Aveiro.

O programa da Escola de Engenharia contou com a participação do Centro ALGORITMI, Centro de Engenharia Biológica (CEB), Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC), Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS), Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) e o Laboratório de Software Confiável (Haslab), os quais estiveram cerca de 1 hora à conversa com estes alunos acerca de temas relacionados com as suas áreas de investigação, e as áreas de ensino da EEUM. A abertura das sessões, nos 3 dias, foi da responsabilidade da Presidência da EEUM, contando sempre com a participação da Professora Filomena Soares, líder da iniciativa EEUM “High School Link”, bem como Joana Martins, colaboradora do Conselho Pedagógico responsável pela ligação dos alunos às empresas, e os colaboradores do Gabinete de Comunicação e Imagem da EEUM.

Nas sessões de abertura os alunos tiveram oportunidade de conhecer, de forma breve, a estrutura da EEUM, áreas de ensino e investigação, bem como o posicionamento da EEUM face a outras instituições, destacando-se a ligação forte ao tecido empresarial da região, a formação de qualidade dos alunos confirmada pelo elevado número de empregadores que os procuram, o espírito de academia e proximidade com os alunos, a pro-atividade dos núcleos de alunos, entre outros aspetos que definem a Escola de Engenharia. Houve, também, espaço para os estudantes colocarem as suas dúvidas, acederem aos contactos e links dos principais suportes de comunicação da EEUM, bem como subscreverem a agenda 2021 de eventos em preparação pela EEUM para o público pré-universitário.

Mais detalhes acerca do programa podem ser vistos aqui.