Projeto de investigadores da EEUM recebe 2º prémio no SpinUM 2023

Novos projetos inovadores desenvolvidos na Universidade do Minho foram premiados no SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio, organizado pela TecMinho. A “Screen4Health”, a “Move+” e a “CodArte” foram as ideias distinguidas com o 1º, 2º e 3º Prémios, respetivamente, na cerimónia que decorreu no dia 29 de março de 2023 na Universidade do Minho.

A ideia vencedora “Screen4Health”, foi apresentada por uma das promotoras Joana Sousa e desenvolvida em conjunto com Andreia Castro e Patrícia Maciel. O projeto consiste tem por objetivo acelerar o processo de seleção de fármacos promissores para o tratamento de doenças raras, nomeadamente ataxias espinocerebolosas.

O 2º Prémio foi atribuído à ideia “Move+”. Da autoria de Cristina Santos, Nuno Ribeiro e Luís Martins, investigadores da Escola de Engenharia, o projeto consiste numa ferramenta de avaliação do risco de queda baseada em informação sensorial e Inteligência Artificial, que inclui a deteção de atividades diárias de risco e quedas, estimativa de indicadores de equilíbrio, marcha e fadiga e análise do contexto ambiental.

O projeto “CodArte” tem como objetivo criar caixas rígidas de alta segurança para instrumentos de música clássica recebeu o 3º Prémio, o mesmo foi apresentado pelos seus promotores Thomas Gomes, Filipe Bernardo, Sandra Vaz e José Abreu.

Nesta 13ª edição do SpinUM, chegaram à final cinco ideias de negócio analisadas tendo em conta critérios como o Grau de Inovação, o Desenvolvimento da ideia, o Potencial de Mercado, o Impacto na Sociedade, a Equipa e a Qualidade da Comunicação. Cada finalista teve 10 minutos para apresentar o projeto no modelo Elevator Pitch, seguindo-se perguntas e comentários do júri.

O painel de jurados da presente edição contou com representantes da Armilar Venture Partners (Eng. Pedro Castel-Branco), do IAPMEI (Dra. Natália Martins), da Patentree (Eng.ª Anabela Carvalho) e da Universidade do Minho (Professor Eugénio Campos Ferreira).

No final da cerimónia, foram distribuídos prémios monetários e oferecidos serviços de apoio à propriedade industrial num valor total de 9.000 euros.

O Concurso “SpinUM” distingue e apoia anualmente as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas na Universidade do Minho.

O “SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio” é co-financiado pelo Compete 2020 no âmbito do projeto UI-CAN.

FONTE – TecMinho

spinum