Raúl Fangueiro e Andrea Zille compõem a nova equipa diretiva do 2C2T

No passado dia 15 de junho decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova equipa diretiva do 2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, com o professor Raúl Fangueiro a assumir o cargo de diretor e o investigador Andrea Zille como diretor –adjunto para o triénio 2021/2024.

Na cerimónia estiveram presentes os restantes elementos que compõem esta nova equipa diretiva, designadamente, os professores Miguel Ângelo Carvalho e André Catarino, bem como a Dr.ª Isabel Cabral e a Dr.ª Diana Ferreira. Também presenciaram a sessão a equipa diretiva cessante, vários outros elementos do 2C2T e o vice-presidente da Escola de Engenharia, professor António Vicente.

No seu discurso, Raúl Fangueiro começou por agradecer a todos os presentes na cerimónia, e por referir tratar-se de “um momento importante, uma vez que sendo investigador deste centro desde o início da minha carreira académica, assumirei a partir de hoje a função de orientar o seu destino durante os próximos anos. Efetivamente, no mandato que agora se inicia, completarei 30 anos de contributos para a produção da sua história, que é já bem longa, e de alguma forma se confunde com a própria história da Universidade do Minho e da sua Escola de Engenharia. Olhando para trás, é do conhecimento de todos que o meu percurso tem sido construído com base na incerteza, na imprevisibilidade, nesta que é esta inquietação constante de poder contribuir para o crescimento e para a afirmação da Universidade do Minho em geral, e da Escola de Engenharia em particular, a cada momento de uma forma diferente, pensando que será, obviamente, a melhor. Porém, neste percurso houve sempre e haverá sempre um fator comum: a geração de conhecimento técnico-científico que se acolhida no seio do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil.  É, pois, com espírito de missão e de responsabilidade que assumo hoje, aqui, a tarefa de liderar o destino do 2C2T nos próximos 3 anos.”

Por seu lado, o presidente da Escola de Engenharia começou por referir o final do mandato de Fernando Ferreira e Ana Maria Rocha, “a quem eu muito agradeço, em nome da Escola de Engenharia e a quem felicito pelo trabalho que foi feito e pelos resultados que o 2C2T apresentou ao longo dos últimos anos”.

Pedro Arezes felicitou e deu as boas-vindas ao professor Raúl Fangueiro e ao investigador Andrea Zille e à restante equipa que os acompanhará neste mandato, agradecendo o facto de se terem disponibilizado “para esta tarefa”. “Espero que de facto este seja um momento de alegria e que perdure no tempo, pelo menos, até à próxima tomada de posse”. Referiu ainda a centralidade que os Centros de Investigação em Portugal ganharam no novo regimento jurídico, sublinhando os papéis diferentes que Centros e Departamentos ocupam nas instituições e indicando que o Professor Raúl Fangueiro passa a estar mais habilitado para falar nesta temática uma vez que ocupa atualmente o cargo de diretor de um departamento e de um centro de investigação na Escola de Engenharia. Neste âmbito referiu ainda que a própria investigação na EEUM ganhou outra centralidade “que é muito bem-vinda para nós, como professores e investigadores. Esta investigação também tem uma importância acrescida porque é aquilo que dá suporte aos nossos projetos de ensino.” O presidente da EEUM mencionou ainda dois desafios pelos quais a EEUM se encontra a passar atualmente, designadamente a pandemia de covid-19, e o desafio da recuperação da economia, que também se encontra aqui muito ligado ao sector têxtil. “Eu sei que o vosso trabalho, olhando para o vosso portefólio de projetos, vai muito além do sector têxtil, mas tem um grande enfoque, e quando falo no sector têxtil falo também em industria congéneres. E, portanto, temos um papel muito importante nesta recuperação industrial.”

O presidente da Escola de Engenharia terminou o seu discurso manifestando total disponibilidade da Escola de Engenharia para apoiar a nova equipa diretiva no que for necessário para o sucesso do 2C2T.