Paulo Lourenço reeleito Diretor do ISISE

Cerimónia de Tomada de Posse realizou-se no dia 5 de fevereiro

Paulo Lourenço, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia, foi reeleito Diretor do ISISE (Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering) para o triénio 2020-2023. José Sena Cruz, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil, é o diretor adjunto.

No seu discurso de tomada de posse, Paulo Lourenço refere que apesar das dificuldades que qualquer centro de investigação enfrenta, “temos formas de melhorar e, portanto, este mandato será um desafio”. Paulo Lourenço revela, ainda, que não se recandidatará no próximo mandato, assegurando que este será o último como Diretor deste Centro, cargo que detém há catorze anos. Na cerimónia esteve presente o Presidente da Escola de Engenharia, Pedro Arezes, e os Vice-Presidentes António Vicente e Estela Bicho Erlhangen.

O ISISE foi criado em 2007, envolvendo os Grupos de Estruturas dos Departamentos de Engenharia Civil das Universidades de Coimbra e Minho. O principal objetivo é aumentar o desempenho estrutural e funcional das Obras de Engenharia Civil, desde uma perspetiva de tecnologia avançada e inovação, de materiais ao desempenho do ciclo de vida. Atualmente o ISISE (UC + UM) tem 60 membros doutorados, cerca de 100 alunos de doutoramento, um financiamento de cerca de 20M€ nos últimos 5 anos, coordena 3 mestrados Europeus e 3 Programas Doutorais e foi classificado como Excelente na última avaliação promovida pela FCT.