22 a 24 de fevereiro

Na Escola de Engenharia somos movidos por desafios, eles incitam-nos a encontrar soluções e ir além da simples resposta a um problema: nós queremos sempre inovar. Por isso, este ano, face à impossibilidade de realizar o tradicional Dia do Emprego da EEUM presencialmente, apresentamos um novo programa: os Dias do Emprego EEUM – Tomorrow Needs You, que decorrerão nos próximos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, online e no qual estamos fortemente empenhados para que corresponda às expetativas criadas pelas edições anteriores.

CAREER ONLINE SPACE

4teams

Vagas:
Estágio de C. Duração – 5

Vagas:
Emprego – 75

Vagas:
Emprego – 1
Estágio Profissional – 1
Estágio de C. Duração – 1

Vagas:
Emprego – 2
Estágio Profissional – 2
Estágio de C. Duração – 2
Dissertação – 2

Vagas:
Emprego – 2

Vagas:
Emprego – 8

Vagas:
Emprego – 3
Estágio Profissional – 3
Dissertação – 2

Vagas:
Estágio Profissional – 1
Estágio de C. Duração – 2
Dissertação – 2

Vagas:
Emprego – 1
Estágio Profissional – 1

Vagas:
Emprego – 6
Estágio de C. Duração – 4
Dissertação – 4

Vagas:
Emprego – 4
Estágio Profissional – 4
Estágio de C. Duração – 4

Vagas:
Emprego – 1

Vagas:
Emprego – 1
Estágio Profissional – 1
Estágio de C. Duração – 1

Vagas:
Emprego – 20
Estágio Profissional – 10

Vagas:
Emprego – 15
Estágio Profissional – 8

Vagas:
Emprego – 5
Estágio Profissional – 5
Estágio de C. Duração – 5
Dissertação – 5

Vagas:
Dissertação – 2

Vagas:
Dissertação – 5

Vagas:
Emprego – 2

Vagas:
Emprego – 20
Estágio de C. Duração – 6
Dissertação – 3

Vagas:
Emprego – 10

Vagas:
Emprego – 1
Dissertação – 2

Vagas:
Emprego – 3
Estágio Profissional – 3
Dissertação – 3

Vagas:
Emprego – 15
Estágio de C. Duração – 10
Dissertação – 3

logonve

Vagas:
Emprego – 4
Estágio Profissional – 5
Estágio de C. Duração – 2
Dissertação – 2

Vagas:
Emprego – 6

Vagas:
Emprego – 2
Estágio Profissional – 1
Estágio de C. Duração – 3
Dissertação – 6

Vagas:
Estágio Profissional – 2
Dissertação – 2

Vagas:
Emprego – 1
Dissertação – 4

Vagas:
Emprego – 1

Vagas:
Emprego – 14
Estágio Profissional – 4

Vagas:
Emprego – 25

MESA REDONDA

Tomorrow Needs Engineering

“Tomorrow Needs Engineering” é o tema central da mesa redonda que vai abrir o evento “Tomorrow Needs You – Dias do Emprego EEUM”,  na qual os oradores vão partilhar a sua visão sobre o presente e o futuro da Engenharia, abordando áreas emergentes, a integração dos objectivos de desenvolvimento sustentável da ONU na estratégia das empresas, a transversalidade atual da engenharia, a desmistificação de engenharias “tradicionais”, bem como tendências nas áreas de ensino/investigação e competências que as empresas procuram nos alunos de Engenharia. Se o seu presente ou futuro passa pela Engenharia, este é um evento que não vai querer perder.

Pedro Arezes

Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, é doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela EEUM, tendo desenvolvido trabalhos de pós-doutoramento na Universidade Técnica de Delft (Holanda), no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts e na Universidade de Harvard (ambos nos EUA). É diretor do Programa MIT Portugal desde 2016 e investigador convidado do MIT e da Universidade de Harvard, tendo ainda sido professor convidado em várias universidades portuguesas e estrangeiras. Na EEUM dirige o grupo de investigação em Ergonomia & Fatores Humanos no Centro Algoritmi. Coordenou e colaborou em mais de 50 projetos de I&D e com a indústria, tem mais de 130 artigos em revistas internacionais indexadas, tendo sido premiado em países como Estados Unidos, Espanha, Brasil e Turquia. É vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Higiene e Segurança Ocupacionais.

Teresa Martins

CEO, Cofundadora e Presidente do Conselho de Administração da Neadvance - Machine Vision SA, empresa dedicada ao desenvolvimento e integração de sistemas de processamento de imagem baseados em visão por computador e inteligência artificial, tornando-se pioneira na exportação a nível europeu destas soluções para a Indústria Automóvel. Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática e Mestre em Informática pela EEUM. Entre 1998 e 2001 assumiu a gestão de projetos no departamento de Visão Artificial do IDITE Minho. Em 2001, como cofundadora, cria a empresa ENERMETER – Sistemas de Medição Lda. Foi docente, entre 1994 e 2009, nas áreas de Informática e Estatística na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian e na Universidade do Minho. É, ainda, cofundadora, CEO e Presidente do Conselho de Admnistração da AI4Medimaging, criada em 2019.

António Rodrigues

Presidente do Conselho Executivo do Grupo Casais. É Mestre em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, onde frequentou também o Curso de Especialização MBA Construção. Como Gestor, é CEO do Grupo Casais, com presença em 16 países, um universo de 4.500 colaboradores e um volume de negócios de 520Meuros. É também Membro do Conselho Estratégico do Instituto para a Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade; Embaixador Empresarial da cidade de Braga; Membro do Conselho Consultivo do curso de Engenharia Civil da EEUM; Embaixador da comunidade Alumni da Universidade do Minho; Vogal do Conselho de Administração do CVR - Centro Valorização de Resíduos; Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros da Região Norte; e Vogal da Direção da AICCOPN.

Carlos Oliveira

Presidente Executivo da Fundação José Neves, ex-presidente da Invest Braga e ex-Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. Licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática na EEUM e formou uma empresa Tecnológica, a Mobicomp, que vendeu à Microsoft em 2009. Em 2019 foi nomeado para o Conselho Europeu da Inovação, uma iniciativa que se destina a converter ciência em novas oportunidades de negócio.

Carlos Ribas

Representante da Bosch em Portugal, desde 2015, função que acumula com a administração da Bosch Car Multimedia em Braga. Formado em Engenharia Eletrónica, tem ainda uma formação em liderança e gestão global obtida no Japão e em ‘Global Leadership Executive’ pela Universidade de Carnegie Mellon em Pittsburgh, EUA. Começou a sua carreira na Hoechst, passou pela Yazaki e está na Bosch desde 2003. Depois de passar pela Bosch em Braga, estreou-se em outubro de 2010 como responsável da fábrica da Bosch em Mondeville, em França, dedicada à produção de componentes eletrónicos e mecânicos para a indústria automóvel. As suas prioridades estratégicas passam pela permanente aposta na inovação e desenvolvimento de produtos altamente tecnológicos e pelo crescimento sustentado das atividades da Bosch em Portugal, nas três unidades de produção (Braga – Multimédia Automóvel, Aveiro – Termotecnologia e Ovar – Sistemas de Segurança) e área de serviços partilhados a partir de Lisboa.

Mário Jorge Machado

Licenciado em Engenharia Polímeros pela EEUM, tendo realizado várias formações complementares nas áreas de marketing, direção de equipas, gestão de projetos, planeamento estratégico, lean production, direção de empresas e financeira. Iniciou atividade profissional como responsável do departamento de controlo de gestão industrial, tendo desempenhado cargos de direção técnica, direção comercial e direção geral. É administrador de empresas de diferentes setores de atividade e em diferentes países, sendo no setor têxtil e na Estamparia Adalberto onde exerce a principal atividade. É presidente da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, membro da direção da CIP - Confederação Empresarial de Portugal e membro do Board da Euratex. Foi condecorado pela Presidência da República com a Ordem de Mérito Empresarial e pelo município de Santo Tirso com Medalha de Mérito Empresarial - Grau Ouro.

Partner Sessions

As Partners Sessions irão “dar palco” exclusivo às empresas que têm sido fundamentais na ligação dos alunos da Escola de Engenharia ao mercado de trabalho, empresas que têm estado nas várias edições do Dia do Emprego com inúmeras oportunidades e que são, verdadeiramente, nossas parceiras. Nestas sessões de 15 minutos, exclusivas para comunidade académica EEUM, será possível ficar a conhecer um pouco melhor a empresa e suas áreas de negócio, os seus processos de recrutamento, vagas em aberto e quais os perfis e competências que procuram em novos colaboradores. No final de cada sessão haverá tempo para colocar questões que queiram ver esclarecidas.

Participantes: Bosch, Casais, ZF, Primavera BSS, Continental e Borgwarner

dia 23 às 10h

New Challenges Sessions

As New Challenges Sessions trazem “novidades” até à comunidade académica UMinho: empresas que nunca estiveram nas últimas edições do Dia do Emprego, ou que se encontram a trabalhar em novos projetos, ou apostado em áreas emergentes, independentemente de terem processos de recrutamento em aberto. Nestas sessões de 15 minutos será possível “alargar horizontes”, conhecer novos roteiros onde a Engenharia tem marcado presença, perceber como uma boa estratégia, por vezes, é fácil de desenhar. No final de cada sessão haverá tempo para colocar questões que queiram ver esclarecidas.

Participantes: McKinsey, IOTech, 4 -Teams, Centro para a Valorização de Resíduos e Lovys

dia 23 às 14h

Inclusive Careers

A sessão Inclusive Careers irá abordar a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, quais as iniciativas existentes, sectores/áreas profissionais que pela sua natureza possuem melhores condições para a inclusão, bem como trazer a perspetiva de algumas empresas acerca desta temática. Este painel, inovador no contexto de emprego da EEUM, é aberto a toda a comunidade académica UMinho e abre um novo ciclo de sessões que se prolongará ao longo do semestre. A duração da sessão será de 30 minutos, seguida de um período de questões. Porque “Tomorrow Needs You” Includes Us All.

Participantes: Accenture, Delloite

dia 24 às 10h

International Careers

A sessão International Careers traz até à comunidade UMinho o testemunho de alumni EEUM cuja carreira está a ser desenvolvida além-fronteiras. Nesta sessão poderás ficar a saber o que levou estas alumni a procurar uma carreira internacional, como decorreram os seus processos de recrutamento, a adaptação a uma nova cultura e a ambientes empresariais multinacionais, quais os maiores desafios e as oportunidades que encontraram “lá fora”. Nesta sessão de 30 minutos será ainda possível interagir com estes alumni, e pedir “dicas” para uma carreira internacional de sucesso.

Participantes: Eduardo Rodrigues, Ana Marques, Catarina Gonçalves, André Matos

dia 24 às 16h