O auditório Altamiro Machado do CCG/ZGDV, no campus de Azurém da UMinho, em Guimarães, acolheu a 20 de novembro, a 4.ª edição do CPES SERIW – Software Engineering Research & Innovation Workshop, dedicada ao tema “Defesa e Dual Use na Engenharia de Software”. O encontro reuniu a academia, a indústria e as entidades públicas para discutir desafios emergentes, prioridades científicas e o papel da engenharia de software num contexto de crescente complexidade tecnológica.
A sessão arrancou com uma mesa-redonda focada na dimensão educativa da Defesa e do Dual Use. Os oradores debateram temas fundamentais como ética no ensino, referenciais formativos, atos da profissão e as novas competências necessárias no ensino superior. Participam Pedro Ribeiro (EEUM/DSI e CCG/ZGDV) (moderador), Manuel João Costa (Pró-reitor da UMinho), Margarida Melo (AIS.SC), Nuno Nunes (Ordem dos Engenheiros – Colégio de Engenharia Informática), Alexandre Ferreira da Silva (EEUM/MIT Portugal) e Marta Santos Silva (JusGov e UMinho).
Ao final da tarde, decorreu a mesa-redonda dedicada à dimensão científica, para discutir as prioridades de I&D, as tecnologias emergentes, as políticas nacionais e europeias e os desafios de estruturação das organizações de investigação. O painel contou com Francisco J. Duarte (EEUM/DSI e CCG/ZGDV) (moderador), João Barbas (Instituto da Defesa Nacional), Ricardo J. Machado (EEUM/DSI e CCG/ZGDV), Nuno Nunes (IPSetúbal), Filipe Martins (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) e Raul Fangueiro (EEUM-UMinho e Fibrenamics).
PROGRAMA
14h30 | Boas-vindas
14h45 | Mesa-redonda “A dimensão educativa da Defesa e do Dual Use”
– Pedro Ribeiro (EEUM/DSI e CCG/ZGDV) (moderador)
– Manuel João Costa (Pró-reitor da UMinho)
– Margarida Melo (AIS.SC)
– Nuno Nunes (Ordem dos Engenheiros – Colégio de Engenharia Informática)
– Alexandre Ferreira da Silva (EEUM)
– Marta Santos Silva (JusGov e UMinho)
17h15 | Mesa-redonda “A dimensão científica da Defesa e do Dual Use”
– Francisco J. Duarte (EEUM/DSI e CCG/ZGDV) (moderador)
– João Barbas (Instituto da Defesa Nacional)
– Ricardo J. Machado (UMinho/DSI e CCG/ZGDV)
– Nuno Nunes (IPSetúbal)
– Filipe Martins (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo)
– Raul Fangueiro (UMinho e Fibrenamics)