fbpx

Alunos da EEUM desenvolvem foguete de combustível sólido

Os alunos do 2º ano do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, Hugo Novais, Inês Morais, Inês Presa, Mariana Cruz e Rômulo Souza apresentaram como projeto final um foguete de combustível sólido.

O trabalho foi realizado na segunda edição da Unidade Curricular (UC) de Projeto e Engenharia de Lançadores e, de certa forma, constitui a continuidade de um projeto da edição inaugural da UC do ano transato, em que foi lançado um foguete com propulsão a ar comprimido e água.

Tal como na primeira edição, o foguete apresenta um módulo eletrónico de telemetria com medição, recolha e transmissão de dados de navegação em tempo real. Também volta a incorporar um pára-quedas, desta vez atuado automaticamente.

Com exceção do motor, adquirido previamente e que revelou necessitar ser substituído, o foguete está na prática pronto a ser lançado. Concretamente, espera-se o seu lançamento no PAM Aero 2025, que decorrerá em julho no Aeródromo do Cerval, perto de Valença.

Os docentes desta UC provêm de dois departamentos distintos da EEUM com conhecimentos complementares em Projeto e Automação (Eurico Seabra, DEM, coordenador da UC), Termodinâmica Aplicada e Propulsão (Francisco Brito, DEM) e Estruturas e BIM (Miguel Azenha e Eduardo Pereira). Uma particularidade desta UC é que dada alguma ênfase também às plataformas de lançamento e às ferramentas de BIM, algo original neste tipo de UC.

Parabéns a todos os envolvidos!