Alunos da EEUM nomeados na XXI Gala do Desporto da Universidade do Minho

A Gala do Desporto da Universidade do Minho constitui uma ocasião singular para a celebração e congratulação dos feitos conquistados pelas equipas de atletas, técnicos e dirigentes que fazem parte do desporto na Academia Minhota e que mais se distinguiram durante a época desportiva, contribuindo decisivamente para o reconhecimento da qualidade, excelência e importância do desporto no seio da nossa Instituição. A Gala do Desporto representa, assim, um momento de grande significado no calendário anual da Universidade.

No passado dia 03 de outubro decorreu a XXI Gala do Desporto da Universidade do Minho, tendo contado com cerca de 250 convidados, entre atletas, treinadores, dirigentes desportivos, responsáveis da Universidade, presidentes de escola e diretores de curso, mas também dirigentes de outras instituições, universitárias e desportivas, bem como personalidades importantes do panorama desportivo e político regional e nacional.

Os Galardões entregues, denominados “PODIUM”, procuram institucionalizar o reconhecimento pelo desempenho daqueles que mais se destacaram no decorrer da época desportiva 2021/2022 em cada uma das categorias. Na corrida aos galardões de 2022 estiveram 20 personalidades, mas apenas quatro galardões foram entregues.

A Escola de Engenharia teve uma grande representação nesta gala, nomeadamente na categoria de Atleta Percurso Desportivo do Ano 2022, com a nomeação dos alunos:

João Lopes, que terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Informática. O atleta de Atletismo conseguiu, ao longo do seu curriculum, três Medalhas de Ouro, quatro de Prata e três de Bronze nos Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade.

E Ricardo Coelho, que terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. O atleta de Canoagem foi por quatro vezes Campeão Nacional Universitário e uma vez vice-campeão, alcançando ainda duas Medalhas de Bronze.

Na categoria de Atleta Feminina do Ano 2022, a Escola de Engenharia esteve representada pelas alunas nomeadas:

Sofia Oliveira, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, a atleta de Kickboxing conquistou, na época 2021/2022, a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário de modalidade e foi Campeã Europeia Universitária;

e Eva Monteiro, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil, a atleta de Voleibol conquistou, na época 2021/2022, a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário da modalidade e contribuiu para a conquista, pela sua equipa, do 8º lugar no Europeu Universitário.

Na categoria de Atleta Masculino do Ano 2022 os alunos da Escola de Engenharia nomeados foram:

Tomás Lopes, estudante da Licenciatura em Engenharia Mecânica e atleta de Natação. Na época 2021/2022 arrecadou a Medalha de Ouro individual no Campeonato Nacional Universitário em Piscina Curta, nos 50m, 100m e 4x50m livres, e nos 200 m livres em Piscina Longa. Alcançou ainda Medalha de Prata, em Piscina Longa, nos 100m mariposa, e a Medalha de Bronze, em Piscina Longa, nos 4×50 livres e no Coletivo;

Tiago Alves, estudante da Licenciatura em Engenharia Informática e atleta de Taekwondo. Na época 2021/2022, o taekwondista foi Campeão Nacional Universitário e venceu o Bronze no Europeu Universitário da modalidade

E Paulo Pereira, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica e atleta de Karting. Na época 2021/2022, o piloto foi Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário da modalidade.

Parabéns a todos os nomeados e à galardoada Sofia Oliveira (Atleta Feminina do Ano 2022)!