fbpx

EEUM envolvida em mais uma edição do Engenheiras por 1 Dia

”Engenharia com 2ª Vida” foi o tema escolhido para a participação da EEUM no Programa Engenheiras por 1 dia, na atividade ”STEM LABS: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia” , que decorreu no passado dia 3 de junho, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Estava atividade foi organizada em conjunto com CIGUM – Comissão para a Igualdade de Género, IEEE – UMinho Student Branch, CVR – Centro de Valorização de Resíduos e ToBeGreen.

Participaram na atividade mais de 250 estudantes do ensino superior e básico, de várias escolas do País.

”Engenharia com 2ª Vida” – Falar hoje em dia de Engenharia é também falar de sustentabilidade, de circuitos fechados de utilização de bens e serviços, que de forma cada vez mais eficaz estão no nosso dia a dia e merecem sempre uma segunda vida.

Constituir uma solução mais sustentável dos pontos de vista ambiental, social e económico é sempre um desafio, e por isso as nossas atividades vêm demonstrar este paradigma de forma cada vez mais bem-sucedida. No espaço da EEUM a audiência pode assistir a algumas demonstrações de projetos na área de investigação em processos de nova vida de produtos e serviços.

O Programa “Engenheiras Por 1 Dia” foi reconhecido como uma boa prática no mais recente relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), intitulado Gender Differences in Education, Skills and STEM Careers in Latin America and the Caribbean – Insights from PISA and PIAAC. Este reconhecimento internacional sublinha o impacto e reforça a relevância do Programa na promoção da igualdade de género no acesso às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

A OCDE destaca o “Engenheiras Por 1 Dia” como um exemplo inspirador de iniciativa que promove o envolvimento das raparigas nas áreas tecnológicas e de engenharia desde cedo, contrariando os estereótipos de género que historicamente afastam as mulheres destas áreas. Através de atividades práticas, de mentoria, sessões com role models e visitas a empresas tecnológicas e instituições de ensino superior, o Programa tem contribuído significativamente para alargar horizontes e aumentar a confiança das jovens na sua capacidade de seguir carreiras em STEM.

Parabéns a todos os membros organizadores desta iniciativa!