fbpx

Estudantes da EEUM idealizam em 48 horas a bomba de combustível do futuro

Maratona tecnológica de 48 horas envolveu 30 estudantes de várias áreas de engenharia, no campus de Azurém, nos dias 11 e 12 de novembro.

Como serão as bombas de combustível do futuro, com logística mais simples e eficaz? E irão disponibilizar gasolina, gasóleo, gás, fuel sintético ou hidrogénio? Trinta estudantes de várias áreas estão esta segunda e terça-feira na Universidade do Minho, em Guimarães, a idealizar protótipos e soluções inovadoras para problemas reais da indústria de combustíveis.

A chamada “AXON Hackathon” é uma maratona tecnológica de 48 horas organizada pela multinacional Petrotec, com o apoio do Innovation by Kaizen Institute e da Escola de Engenharia da UMinho.

No auditório nobre do campus de Azurém montou-se inclusive uma réplica de gasolineira para inspirar os participantes, que vêm das escolas de Economia e Gestão, de Engenharia e de Arquitetura, Arte e Design da UMinho. Estão a trabalhar em pequenas equipas e são acompanhados por docentes, mentores e peritos em inovação, numa abordagem multidisciplinar aos desafios de design, tecnologia e produção do setor energético.

As equipas vencedoras podem ganhar estágios remunerados na Petrotec (líder na área e presente em mais de 80 países), além de viagens a eventos internacionais de inovação e de cursos de formação profissional. O portal oficial é www.axonhack.com.

E a equipa vencedora foi a FS1-FormulaStudentUMinho!

A Escola de Engenharia felicita todos os participantes envolvidos nesta maratona.