fbpx

Inovar & Empreender trouxe mais de 40 spin-offs, start-ups e interfaces à EEUM

É uma montra do que de melhor se faz na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

No passado dia 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebeu quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras inspiradoras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa intitula-se “Inovar & Empreender” e teve entrada livre para o público em geral.

A abertura contou com uma visita institucional aos stands das jovens empresas e interfaces. Pelas 11h00, o comentador televisivo e conselheiro de Estado Luís Marques Mendes proferiu a palestra “Inovação e empreendedorismo como motor de desenvolvimento económico e social”.

Uma hora depois, foi apresentada a Agenda para a Inovação e o Empreendedorismo da EEUM, pelo Vice-Presidente da Escola de Engenharia Professor Raúl Fangueiro, agenda essa que procura incentivar e apoiar o know-how desta comunidade académica. Seguiu-se uma sessão de reconhecimento aos autores da primeira patente europeia da UMinho: Carlos Couto e Lubos Hes registaram um tipo de termómetro inovador em maio de 1993.

Apresentação de sete projetos

De tarde, o encontro “InvestMatch” contou com a apresentação de sete ideias de negócio: Apryori (Óscar Lopes), CibusAI (Óscar Dias), CircleVal (Pedro Geada), eDynamics Technologies (Joana Figueiredo), EzMocap (Guilherme Krull), Nabia Studios (Eduardo da Silva Brito) e To-Be-Green (António Dinis Marques). Cada autor teve sete minutos para convencer o júri e os investidores. Inteligência artificial, bioengenharia, sistemas de produção e reciclagem foram algumas áreas em foco.

Já a mesa redonda “Da ideia ao negócio: criação de spin-offs e start-ups” juntou, às 15h00, a presidente da Investors Portugal, Lurdes Gramaxo, a coordenadora para o Empreendedorismo e Financiamento do IAPMEI, Sandra Alvim, o cofundador da Primavera BSS, Jorge Batista, o administrador da ESI Robotics, Gil Sousa e a responsável para o Empreendedorismo da TecMinho, Clara Silva. A moderação coube ao jornalista e produtor televisivo Hugo Correia.

Às 16h00 foi a vez de conhecer histórias de sucesso de inovação e empreendedorismo na EEUM. Deu-se a palavra a Eugénia Nogueira, cofundadora da Solfarcos (fármaco para artrite reumatoide); Narciso Moreira, diretor-geral da Betweien (projetos educativos inovadores); José Carlos Ramalho, sócio gerente da Keep Solutions (líder em gestão de sistemas de gestão de informação); e Filipa Fernandes, cofundadora da Ooze Nanotech (pulseira previne a malária).

Há mais detalhes sobre todo o evento em https://www.engium.uminho.pt/tomorrowneedsyou/inovar-empreender-2024/ .

Reportagem RUM