fbpx

Paulo Novais é o novo diretor do departamento de Informática

Paulo Novais, professor catedrático do Departamento de Informática, tomou posse como novo diretor do departamento, no passado dia 23 de junho, com António Sousa, como diretor-adjunto.

Na cerimónia estiveram presentes, para além do Presidente da Escola de Engenharia, professor António Vicente, os vice-presidentes, professor Hélder Puga e Daniel Oliveira. Presenciaram, também, esta cerimónia, dezenas de membros do departamento, o diretor e outros membros do Departamento de Sistemas de Informação, elementos de outras subunidades da EEUM e de outras UOEI, bem como Alumni, professores aposentados e diversos parceiros do departamento que este ano celebra o seu cinquentenário.

No seu discurso, Paulo Novais começou por agradecer a presença de todos os convidados, em particular os que mais contribuíram para o legado do Departamento de Informática, nomeadamente, o antigo Reitor e professor Sérgio Machado dos Santos, Professor Maia Neves, José Machado, Pedro Henriques, Luís Soares Barbosa e Jorge Sousa Pinto (direção cessante).

Na continuidade do seu discurso, intitulado “Um legado que projeta o futuro”, o novo diretor referiu que esse legado traduz-se numa “reputação construída com rigor, exigência e seriedade, o nosso ativo mais valioso”, acrescentando que “um legado não se herda passivamente. Projeta-se. E é exatamente isso que tentaremos fazer.”

Na projeção do futuro do departamento, Paulo Novais referiu que manterá o legado assente em quatro pilares: “Rigor que nos define. Método que nos sustenta. Inteligência que nos diferencia. Ambição que nos leva além.”, os quais estarão na base da nova oferta formativa que inclui quatro mestrados – Inteligência Artificial, Cibersegurança, Computação Avançada e Redes de Computadores-, e a licenciatura em Inteligência Artificial.

Para além da oferta formativa, o discurso focou a necessidade de maior investimento nas pessoas “o legado vivo do DI e a sua maior força para o futuro”, e nas instalações, e o ecossistema “o departamento afirma-se pelo que faz, por quem forma e pelo impacto que gera. E é esse impacto que queremos que chegue mais longe.”

Os desafios (externos, internos, oferta formativa, conjunturais) foram, também, sucintamente elencados e apontadas as intenções da nova direção de departamento para fazer face aos mesmos.

Paulo Novais terminou o seu discurso com uma nota pessoal: “(…) Quem me conhece sabe que sou um homem de valores. E é porque acredito nos valores, na lealdade, na responsabilidade, na palavra dada, que entendo a memória não como nostalgia, mas como compromisso. Um compromisso com o que fomos e, sobretudo, com o que ainda podemos ser. E é assim que gostaria que este departamento funcionasse. Não carregando o peso do que correu menos bem (que é natural que aconteça) mas construindo, todos os dias, experiências e memórias que valha a pena recordar. Contem com esta nova Direção do DI. Porque o legado não se preserva. Projeta-se.”

Por sua vez, o Presidente da Escola de Engenharia, agradeceu o empenho e o serviço prestado pela direção cessante, e fez votos de muitos sucessos à nova direção, assumindo o compromisso de apoiar o departamento, no que estiver ao alcance da EEUM, para cumprimento dos desígnios do DI.