Aluno da EEUM cria startup na EIA Porto 2022 com bolsa da Fundação Santander

A pensar nas pessoas que desejam mudar um hábito de vida no espaço de 30 dias, como fumar ou perder peso, acompanhando o progresso dessa mudança, está a ser criada, na European Innovation Academy (EIA) a startup “Pocket Change”. A equipa, com alunos estrangeiros e portugueses, conta com a participação de Miguel Pinto, aluno da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UM). O estudante é o único a representar esta instituição de ensino superior na maior academia de empreendedorismo digital do mundo.

Miguel Pinto está na EIA Porto 2022 graças à bolsa que a Fundação Santander lhe atribuiu para participar no maior programa de empreendedorismo digital do mundo. “Desenvolvemos um booklet tangível e customizável ao gosto do consumidor, em que este poderá, no seu interior, escrever algumas palavras que o irão acompanhar ao longo da sua jornada de 30 dias, bem como a sua assinatura, para fazer com que o consumidor esteja mais ligado ao seu PocketChange. Para além disso, terá uma página interativa em que, o utilizador, assim que concretizar o objetivo estabelecido, irá sentir a mudança que está a acontecer em si mesmo.”

A equipa percebeu, com base em estudos desenvolvidos pelas universidades de Harvard e Yale, que “o ser humano se liga muito mais a um objeto material do que a uma aplicação digital”. “Cerca de 76 por cento dos participantes nestes estudos disseram preferir ler um livro em formato físico ao invés de um e-book, ou ainda escrever notas num caderno em vez de escrever num tablet ou computador”, adiantou Miguel Pinto.

A equipa da “PocketChange” pretende começar a vender o booklet, no segundo ano de operações, para instituições e entidades ligadas à área da educação, para que “as crianças consigam entender o valor de ter objetivos e da mudança dos mesmos, sentido uma evolução como pessoas e alunos”.

Sobre a obtenção de uma bolsa da Fundação Santander para estar na EIA Porto 2022, o aluno da Escola de Engenharia da UMinho diz sentir-se “bastante concretizado”. “Sempre fui fascinado pela área do empreendedorismo, e pretendo fazer disso o meu futuro. Agradeço bastante ao Santander por me ter dado a oportunidade de estar cada vez mais próximo dos meus objetivos, experienciando todos os passos por detrás da formação de uma startup. O programa da EIA está extremamente bem formado, possibilitando, em apenas três semanas, uma alta conexão com estudantes universitários de todo o mundo, bem como mentores que são formados nas devidas áreas. Está a ser uma experiência inesquecível.”

Fonte: Inacademy