Documento mais procurado na UMinho é de Teresa Monteiro

Livro sobre métodos numéricos, da professora da Escola de Engenharia, supera os 200 mil downloads no RepositóriUM.

A produção intelectual da UMinho está em acesso aberto no portal RepositóriUM, criado em 2003 e com cerca de 80.000 documentos, como teses, livros, capítulos e artigos. Desses, o mais descarregado é o livro “Métodos numéricos: exercícios resolvidos aplicados à engenharia e outras ciências”, de Teresa Monteiro, professora do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM), em colaboração com Sara Tribuzi Morais, formada em Engenharia Biomédica e bolseira neste projeto. O volume de 202 páginas foi lançado em 2012, com registo ISBN, apenas em língua portuguesa e em pdf, e supera os 207 mil downloads, desde o Canadá à Austrália.

Teresa Monteiro reage admirada ao saber das estatísticas sobre a obra. “Sei que a procura é até de muitos países não lusófonos e recebo emails a perguntar o que eu quis dizer na página tal, mas não imaginava este impacto”, confessa. Não há aqui o “anúncio da descoberta incrível”, mas uma compilação de conteúdos, recolhidos da experiência pessoal, de links e de trabalhos traduzidos ou adaptados de colegas académicos. “Creio que o interesse das pessoas é o caráter pedagógico, prático e de aplicação da obra, pois explica a resolução dos exercícios passo a passo; quem descarrega é certamente estudante que quer aprender e crescer ou, então, docente que quer exemplos de exercícios”, situa a também investigadora do Centro Algoritmi.

A disciplina de Métodos Numéricos é comum nos cursos superiores de engenharia em todo o mundo e, subtilmente, aquela obra tornou-se sebenta quase obrigatória em várias academias nacionais e não só. A edição tem inclusive exercícios ligados à engenharia civil, à mecânica, à produção ou à informática, por exemplo, alargando o espectro. “O meu objetivo, como escrevi na dedicatória do livro, era servir ‘aos meus alunos de ontem, de hoje, de sempre’ e que usam cada vez mais o online… talvez por isso nem avancei para publicar em papel numa editora”, refere. Se não temos um best-seller, temos assim um must read.

“Sabe”, devolve a autora, “o que gosto mesmo, mesmo é de ensinar e partilhar conhecimento”. E há disciplinas desafiantes, como Métodos Numéricos e Otimização Não Linear, do curso de Engenharia Informática, em que lida com 220 alunos. Aliás, foi a docente vencedora do Prémio de Mérito Pedagógico da EEUM 2022 e é membro do Centro IDEA (Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem) da UMinho, onde tem colaborado em novos projetos. Teresa Monteiro leciona há três décadas nesta academia, pela qual é licenciada em Engenharia e Sistemas de Informática, mestre em Matemática Computacional e doutorada em Engenharia de Produção e Sistemas. Soma ainda mais de meia centena de artigos científicos em revistas de referência.

Na verdade, o quotidiano da bracarense vai além da academia. Pratica ioga, pilates e dança, faz caminhadas, está a frequentar um curso breve em Filosofia Prática e declama poesia no âmbito do lançamento de livros de vários autores. É ainda voluntária do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Rota Solidária, colaborando em projetos como “A Hora do Conto”, que consiste na leitura semanal de contos em lares de idosos, e “Saco Feliz”, dinamizando a venda de sacos produzidos manualmente por jovens com deficiência, reutilizando tecidos e outros materiais. Uma vida cheia.

Leia o artigo na íntegra no NÓS.