Docente da EEUM pretende melhorar técnicas de programação quântica

José Nuno Oliveira, investigador coordenador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e docente do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, encontra-se juntamente com Ana Neri (INESC TEC) e em colaboração com Rui Barbosa, Staff Researcher no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), a desenvolver uma investigação na área da programação quântica, a qual propõe o conceito de quantamorfismo, um combinador recursivo de circuitos quânticos que enriquece as técnicas de programação quântica.

Dada a dificuldade em testar programas quânticos, a abordagem passa por se derivarem os circuitos quânticos corretamente, desde a sua criação, a partir de quantamorfismos, evitando desta forma a fase de debugging. Assim, o principal objetivo do estudo é construir circuitos quânticos correct-by-construction que, uma vez compilados, podem “correr” em dispositivos como os disponibilizados pela iniciativa IBM Quantum Experience.

“Neste trabalho, as leis da álgebra clássica de programas são estendidas à programação quântica, mostrando que as estratégias formais usadas para garantir confiabilidade na programação clássica podem ser usadas, com vantagem, também na programação quântica”, explica o docente da Escola de Engenharia.

“No que respeita à aplicação destes resultados, há uma analogia formal entre quantamorfismos e redes neuronais recorrentes, o que sugere que os primeiros possam vir a ser, no futuro, aplicados em Machine Learning”, acrescenta.

Este trabalho, cuja toolchain está disponível aqui, foi desenvolvido no âmbito do artigo científico “Compiling Quantamorphisms for the IBM Q Experience”, publicado na IEEE Transactions on Software Engineering, uma revista de nível Q1 na área de engenharia de software e reconhecida como de topo nesta área do conhecimento.

O docente da EEUM mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e UMinho.

Créditos foto: IBM Q Experience

Fonte: BIP INESC TEC