A cerimónia do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2023 realizou-se a 12 de dezembro, no campus de Gualtar, em Braga.
Vinte e sete estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado desenvolveram nos últimos meses os seus projetos científicos envolvidos em equipas de reconhecido mérito na UMinho e apresentaram então, à vez, os seus resultados. Houve três sessões paralelas, que contaram na abertura com as gestoras do Prémio – a Vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e a Pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva, por via Zoom.
Entre os temas a abordar estiveram, por exemplo, a digitalização da justiça concorrencial, as técnicas de reconhecimento facial, um sistema de entrega de drogas na terapia do cancro, a competência emocional dos universitários, os padrões na pesca do cerco, a energia de chuveiros cósmicos, o impacto das escolas industriais e novos materiais para detetores de luz.
Às 17h30, decorreu uma palestra da Diretora-geral da Cachapuz Bilanciai Group, Graça Coelho. Os vencedores da quarta edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica foram conhecidos pelas 17h45, sendo a sessão de encerramento a cargo do Vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.
Este ano houve 17 alunos vencedores, entre os quais 4 da Escola de Engenharia, com os seguintes projetos:
– Inês Catarina da Silva Oliveira, com o projeto “Melhoria da produção de biometano pela adição de nanomateriais condutores”, desenvolvido no CEB;
– Duarte Lima Ferreira, com o projeto “Uso de resíduos industriais de vidro na produção de materiais cimentícios com baixo teor de CO2 como contribuição para a economia circular”, desenvolvido no CTAC;
– Guilherme Sousa Silva Martins, com o projeto “Transformação digital: um estudo de caso”, desenvolvido no ALGORITMI;
– João Pedro de Vasconcelos Torres, com o projeto “A multi-objective optimization approach for polymer single screw extruder design”, desenvolvido no IPC.
Esta iniciativa anual, promovida pela Reitoria em articulação com os centros de investigação, visa permitir que os estudantes do 1º ciclo da UMinho se envolvam em contextos reais de investigação, trabalhem em equipas que lidam com conhecimento novo e relevante, tenham a supervisão de cientistas reconhecidos e, ainda, aprofundem o interesse pela ciência. O prémio inclui um certificado e um valor pecuniário de 500 euros.
A Escola de Engenharia felicita todos os alunos participantes e os vencedores desta edição.
FONTE: UMinho